TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos - Etapa 1

Trabalho Escolar: Analise De Investimentos - Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1

Os tipos de investimentos

Um investimento é basicamente um recurso presente aplicado visando retornos futuros. Temos muitas opções de investimentos, podem ser eles com renda variável ou fixa. A escolha da mesma baseia-se em quanto você pretende obter de lucro e qual o risco que poderá correr. Essa renda também pode ser pré-fixada ou pós-fixada.

Os investimentos de renda fixa, ou não variáveis, visam um lucro mais baixo e um risco menor, ou seja, o risco de perder o que foi investido é nulo, mesmo que não obtenha-se o lucro esperado o valor depositado está garantido.

Os investimentos com renda variável oferece um lucro maior, porém seu risco é muito maior, em alguns caso pode-se perder totalmente o valor depositado.

Além disso, os maiores redutores da rentabilidade são, a inflação, o imposto de renda e a taxa administrativa.

Ainda temos 3 (três) categorias de investimentos, públicos, privados ou mistos. Os públicos são aqueles liberados pelo governo ou entidades sem fins lucrativos que visam retorno social. Os privados, visam retornos monetários e são disponibilizados por pessoas físicas ou jurídicas. Ou ainda temos os mistos, disponibilizados por ambas as partes e visam retornos tanto sociais, como monetários.

Poupança

Investimento de renda fixa, sua rentabilidade é o juros, que varia entre 0,05% a 0,06% ao mês ou baseada na taxa Selic, que “é o resultado da média diária das negociações dos títulos públicos federais e é definida mensalmente pelo Banco Central”. O valor aplicado na caderneta de poupança é disponibilizado pelo banco aos clientes para crédito imobiliário.

É considerado um investimento conservador, pois há pouco risco, porém sua rentabilidade é inferior comparada a outros tipos de investimentos.

O rendimento é calculado com base no valor obtido no final de cada período, a contar a partir da data de aniversário da conta de depósito de poupança, que se refere ao dia e o mês de sua abertura.

Para as pessoas físicas e as entidades sem fins lucrativos, o rendimento é creditado por mês. Para os demais, calcula-se o rendimento por trimestre. A contar sempre a partir da data de aniversário de cada depósito.

A poupança é isenta do pagamento de IR (Imposto de Renda).

CDB

CDB é a sigla de Certificado de Depósito Bancário, investimento com renda fixa. O dinheiro aplicado nesse tipo de investimento é usado para empréstimo direto aos bancos. Seu rendimento é uma porcentagem do CDI, que são os juros cobrados nos empréstimos. O Certificado de Depósito Interbancário é considerado a moeda dos bancos. Sua taxa pode ser pré-fixada ou pós-fixada, e varia com relação ao montante aplicado. Ou seja, quanto maior a aplicação, maior sua rentabilidade. Além disso, sofre a influencia da taxa Selic, que é a taxa básica de juros.

Esse valor é utilizado para empréstimos entre instituições financeiras pelo prazo de 1 (um) dia, para evitar o seu fechamento negativo, o que ocorre quando no mesmo dia seus saques são superiores ao depósitos.

O CDB é protegido pelo Fundo garantidor de Crédito. O BACEN (Banco Central) recolhe de todas as instituições que recebem depósitos a vista, o valor compulsório de 0,0125% do saldo das contas. E no caso de falência da instituição em que foi aplicado o capital, o FGC pagará no máximo R$ 70.000,00 por CPF ou CNPJ.

O período de carência para saque do capital inicial é de 30 dias, sujeito a cobrança de IOF em caso de retirada antes do prazo determinado.

É obrigatório o pagamento de IR sobre a rentabilidade. Essa taxa varia de 15% a 22,5% e é recolhida automaticamente pelo banco no resgate do CDB, ou seja, o investidor já recebe o valor líquido devido.

Ações na Bolsa de Valores

As ações é o capital social de uma empresa dividido em partes para a venda. Essas empresas tem que ser Sociedades Anônimas e de Capital aberto. Quando investimos na bolsa de uma organização nos tornamos donos de parte dela, sendo responsáveis tanto por seus lucros, quanto pelos seus prejuízos, e por esse motivo esse tipo de investimento é caracterizado como um investimento de renda variável. Pois corre-se o risco de perder o capital inicial. A rentabilidade das ações são os dividendos.

Os valores dessas ações são baseados em especulações, suponhamos então que haja o envenenamento de uma plantação de milho, rapidamente as ações de empresas relacionadas com esse produto cairão, pois é esperado que seu consumo reduza ou simplesmente cesse por um período de tempo, o que ocasionará vários prejuízos para as empresas do ramo. Vimos então a desvalorização de ações. Baseia-se em especulações porque nesse caso não são todas as plantações contaminadas e também não há certezas com relação ao seu consumo, ou seja não há como prever, pois nada é absoluto e sim relativo.

No Brasil as ações são negociadas pelo BOVESPA, considerada uma das mais modernas e maiores bolsa de valores do mundo.

Existem 2 (dois) tipos de ações, as ordinárias e as preferenciais. Nas ordinárias os acionistas tem o direito ao voto em assembleias, e quanto mais ações possuir, mais votos terá.

Nas preferenciais os acionistas tem prioridade no recebimento dos dividendos, porém não possuem direito ao voto.

Debêntures

Classificado como investimento de renda fixa. São títulos emitidos por empresas de Sociedades Anônimas, com capital aberto ou fechado, e usados como meio de captação de recursos financeiros, seja a médio ou a longo prazo. São negociados por intermédio de corretoras e tem taxas de juros geralmente pós-fixadas com base na taxa Selic ou no CDI, com exceção de alguns casos podem ser pré-fixadas, incluindo índice de inflação, como exemplo o IGP-M.

Os juros são pagos mensalmente e o montante total pago a vista em data pré-determinada. É permitida somente uma negociação em caso de não comprimento do acordo.

Ainda existem as debêntures perpétuas, que são os títulos emitidos sem data de vencimento.

Os dois títulos são executáveis, porém é um investimento de grande risco.

Podemos classifica-las em conversíveis ou simples. As conversíveis permitem a troca dos títulos por ações da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com