TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Medicamentos

Casos: Analise De Medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A viscosidade (η) é uma propriedade física muito importante dos semi-sólidos, sólidos e líquidos. Os sistemas podem ser classificados em dois grandes grupos de acordo com suas características de fluxo: newtonianos e não-newtonianos. O fluxo newtoniano identifica-se por ter sua viscosidade constante independentemente da velocidade de cisalhamento a qual está submetido. Isto se justifica pelo fato destes líquidos se apresentarem em camadas. Já o fluxo não newtoniano não tem sua viscosidade constante, dependendo esta diretamente da velocidade de cisalhamento que é aplicada sobre ele. Quanto maior esta velocidade, maior será a viscosidade.

A densidade consiste na razão de uma quantidade de massa pelo volume que a mesma ocupa do espaço. A densidade é uma das propriedades que caracterizam uma substância, onde é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade absoluta ou massa volumétrica, define-se como a propriedade da matéria correspondente à massa por volume. A densidade relativa é a razão entre as densidades absolutas de duas substâncias, onde normalmente a água é utilizada como substância padrão, pela conveniência da sua densidade (1,0 g/cm³).

O ponto de fusão de uma substância é definido como sendo a temperatura na qual, à pressão de uma atmosfera (760 mmHg), encontram-se em equilíbrio os estados sólido e líquido da substância. Para uma substância pura, a mudança de estado é geralmente muito rápida e a uma temperatura característica, não sendo afetada por mudanças moderadas de pressão. Em geral uma substância pura funde em um intervalo de cerca de 1ºC. A presença de pequenas quantidades de impurezas geralmente aumenta esse intervalo e faz com que o início da fusão aconteça em temperaturas mais baixas. Por esse motivo pode-se utilizar o ponto de fusão como critério de pureza de uma substância

OBJETIVOS

Determinação do ponto de fusão da matéria-prima de propranolol utilizando aparelho automático e avaliar o grau de pureza por comparação com valores da literatura.

Determinação das densidades relativa e absoluta do xarope de guaifenesina utilizando picnômetro de metal, avaliando o seu grau de pureza por comparação com valores da literatura.

Determinação da viscosidade do xarope de guaifenesina utilizando o método de escoamento por orifício calibrado (Copo Ford) e comparar os resultados obtidos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Tabela 1 – Materiais e reagentes e suas quantidades

Materiais e reagentes Quantidade

Picnomêtro 1

Balança analítica 1

Viscosímetro copoford 1

Capilar 3

Vidro relógio 1

Termômetro 2

Cronometro 1

Becker 2

Xarope de Guaifenesina -

Água purificada -

Álcool 96 -

Elaborado pelas alunas

Para a realização da aula, começamos realizando a análise da viscosidade, onde utilizamos a amostra de xarope de guaifenesina, viscosímetro Copo Ford e um cronômetro. Realizamos a analise por três vezes, colocando a amostra no viscosímetro e contando o tempo de escoamento, repetimos o mesmo com a água purificada por três vezes.

Após a análise de viscosidade, realizamos análise da densidade, também em triplicata. Utilizamos o picnomêtro com a amostra (xarope de guaifenesina) a 25ºC e pesamos na balança analítica, depois realizamos o mesmo com a água, anotamos a massa de todas as pesagens.

Para realizar o ponto de fusão a amostra utilizada foi o propanolol, onde foi utilizado um aparelho de ponto de fusão, os capilares e termômetro, colocamos a amostra de propranolol nos capilares, encaixamos no aparelho de ponto de fusão e observamos a temperatura até o início, meio e fim da fusão.

VISCOSIDADE

Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido indica sua resistência ao escoamento sendo o inverso da viscosidade, a fluidez. O conhecimento e o controle da viscosidade constituem uma das principais preocupações das indústrias de óleos, vernizes e tintas, que para isso empregam diversos instrumentos de medida de grande precisão.

Pode-se relacionar a viscosidade com a fluidez, velocidade de deslizamento e tixotropismo das amostras analisadas. Os materiais são divididos em duas categorias gerais, dependendo de suas características de fluxo: newtonianos e não newtonianos. O fluxo newtoniano caracteriza-se por viscosidade constante, independente da velocidade de cisalhamento aplicada, enquanto o não newtoniano por uma mudança na viscosidade com o aumento na velocidade de cisalhamento.

A viscosidade de um fluido pode ser determinada por vários métodos: através da resistência de líquidos ao escoamento, tempo de vazão de um líquido através de um capilar (viscosímetro de Ostwald e Copo Ford); da medida do tempo de queda de uma esfera através de um líquido (Höppler); medindo a resistência ao movimento de rotação de eixos metálicos quando imersos na amostra (reômetro de Brookfield)

Para as determinações da viscosidade relativa (viscosidade de uma amostra (η1) em relação à densidade da água (d2)), deve-se utilizar o mesmo viscosímetro para a amostra e para a água, na mesma temperatura.

Para determinar a viscosidade relativa da amostra, aplica-se a seguinte equação:

η1 = η2 t1d1

t2d2

Onde:

η1 = viscosidade da amostra (a ser determinada)

η2 = viscosidade da água, na temperatura de trabalho (valor tabelado, em cP)

t1 = tempo de escoamento para a amostra (em segundos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com