TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de utilização de medicamentos – considerações técnicas sobre coleta e análise de dados

Por:   •  6/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Farmácia/UFMG - Departamento de Farmácia Social Disciplina:

FAS014 – Farmacoepidemiologia

        Estudos de utilização de medicamentos – considerações técnicas sobre coleta e análise de dados

  1.         ROTEIRO
            Baseando-se no artigo, responda as questões abaixo:
  2. Faça uma descrição dos delineamentos epidemiológicos descritos no texto.

        Ensaio clínico controlado é  um tipo de estudo epidemiológico experimental muito utilizado para testar a eficácia de um novo insumo terapêutico em um grupo randômico  de voluntários ou para obter informações sobre efeitos adversos de um dado tratamento.

        A pesquisa de coorte é um tipo de estudo epidemiológico observacional, longitudinal, analítico, que pode ser prospectivo ou retrospectivo. Esse estudo é utilizado para  estabelecer uma conexão entre eventos que um grupo foi exposto e o desfecho da saúde final dessas pessoas.

        Estudos transversais / seccionais são um tipo de estudo epidemiológico observacional que permitem a obtenção e análise de prevalência de uma dada doença, assim esses estudos possibilitam a avaliação e planejamento de programas de controle de enfermidades.                      No caso do estudo seccional ele informa sobre medicamentos consumidos, os consumidores desses medicamentos, a finalidade desses medicamentos. E permitem o planejamento de políticas para promover o uso racional dos medicamentos. Além disso, esse estudo permite a identificação de grupos vulneráveis ao uso irracional e aos medicamentos que vem sendo utilizados de forma incorreta.

  1. O que são variáveis dependentes e independentes?

Variáveis Dependentes são: o estado de saúde, o agravamento ou desenvolvimento de uma doença. Essas variáveis ocorrem após a variável dependente. No caso a variável dependente é o uso de medicamentos.

Variáveis Independentes são: o fator causal da variável dependente. Essas variáveis antecedem a variável dependente. No caso as variáveis independentes são: aspectos econômicos, sociais,  demográficos, doenças e hábitos.

  1. Descrever sobre a acurácia da informação sobre o uso de medicamentos.

        No Brasil não há informações sobre o uso de medicamentos, e por isso é difícil manter a acurácia na informação, afim de manter um padrão no processo de manipulação do banco de dados. Infelizmente, muitos fatores afetam a qualidade das informações a respeito do uso de medicamentos, como o uso de nome fantasia de medicamentos, combinações individualizadas entre outros. Para validar as informações deve-se: selecionar os grupos de estudo, padronizar os instrumentos de coleta, treinar os entrevistadores, coletar o máximo de informações dos produtos e ter comprovação do uso do medicamento pelo paciente.

  1.  O que são unidades de análise?

        Unidades de análise são as especialidades farmacêuticas, sendo que o foco é a avaliação crítica da oferta de produtos.

  1. O que deve contemplar um plano de análise? Quais são os prováveis indicadores?              

        Um plano de análise deve contemplar a avaliação global das especialidades farmacêuticas utilizadas e dos seus usuários. E os indicadores são: oferta e consumo.

  1. Quais são os aspectos relacionados ao banco de dados?

        Para criar um banco de dados deve-se:

  • Criar as variáveis de interesse utilizando um padrão.
  • Organizar os dados relacionados no banco de forma coerente,  exemplo em uma pasta coloca-se as características dos participantes e em outra os nomes dos medicamentos, já em uma terceira pasta coloca-se os dados horizontalizados.

         Apos a criação do banco de dados deve-se verticalizar as informações utilizando o programa Epi-info. Depois formam se os arquivos secundários, no qual separam se arquivos mais e menos específicos. Todas essas etapas permitem uma análise mais acurada das informações obtidas no estudo epidemiológico realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com