TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANALISE DA ACEITAÇÃO DO MEDICAMENTO GENERICO NO MERCADO DE UNAI

Por:   •  4/6/2017  •  Monografia  •  12.907 Palavras (52 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 52
  1. INTRODUÇÃO

As constantes transformações pelas quais atravessa à economia mundial repercutem em novos comportamentos e entendimentos acerca de padrões do consumo de produtos e serviços em geral. O empreendedor contemporâneo tem por desafio a procura pela competitividade e o contentamento de sua clientela, alinhados com as inclinações do mercado (PADOVEZE, 2009).

O fenômeno da globalização ao mesmo tempo em que oferece mais facilidade na obtenção de dados relevantes aos processos organizacionais, aumenta a concorrência no mercado e determina que as organizações se alinhem às mudanças do ambiente, caso contrário terão que fecha as portas. Tal fato motiva as empresas a procurarem ferramentas de gestão que impulsione a concorrência com solidez, ou seja, maior confiança na tomada de decisão (PALMA, 2005).

O marketing é um instrumento de notável importância para toda a empresa, o qual procura o alinhamento das estratégias da organização com as vontades e necessidades da clientela, com foco no mercado. Opera nas empresas como provedor de sucesso, expandindo seu mercado e oferecendo um direcionamento para a organização. Por meio dele a empresa consegue alcançar clientes potenciais que sustentaram o seu crescimento (KOTLER, 1998).

Baseado na importância do marketing para as organizações estudou-se o nível de aceitação do medicamento genérico pelos clientes da Rede de Drogarias Nacional, formada por 04 (quatro) empresas que atuam no ramo farmacêutico, na cidade de Unaí.

O tema abordado neste estudo em questão é o exame do comportamento do consumidor em relação as particularidade do medicamento genérico. Ponderando-se que este tipo de medicamento tem como finalidade promover economia para o consumidor, pelo fato do custo ser menor e funcionar com a mesma eficácia do medicamento ético.

O comportamento do consumidor é um aspecto conveniente a ser pesquisado nos dias modernos, especificamente no ramo farmacêutico, no qual a concorrência é enorme, somada a significativa diversidade de produtos, como o genérico que foi lançado a aproximadamente 12 (doze) anos e vem promovendo variações no consumo de medicamentos.

A concretização deste estudo se justifica não só pelo simples fato de ser um assunto pelo qual desperta interesse e por razões que vão além das pessoais, mas pela importância que esse tema apresenta à sociedade contemporânea. Além disso, a escolha do assunto deve-se ao fato de observar, a priori, que o medicamento genérico acarreta vantagens comerciais não só para o revendedor, mas para o consumidor, pois o cliente o adquirir a um preço mais acessível, não perde na qualidade do produto e o resultado do tratamento e o mesmo do medicamento ético. Apesar de todas as prerrogativas, um estimável número de consumidores ainda não conhecem os medicamentos genéricos.

Diante o exposto até o momento, se coloca a seguinte questão: qual o nível de aprovação do medicamento genérico pelo consumidor, e o seu conhecimento a respeito dos benefícios e as vantagens de tal medicamento?

O ponto central deste trabalho é demonstrar a equivalência entre a aceitação, satisfação, conhecimento do cliente a respeito do medicamento genérico e o seu consumo, constituindo o tema e a problemática investigada, ou seja, o desenvolvimento da questão principal que motivou o estudo em questão e a sua justificativa.

Ao longo desta pesquisa, constatou-se que o seu objetivo não poderia ser restrito a um principal, pois havia outras necessidades que também deveriam ser atendidas, de modo a se construir uma linha coerente para o estudo. O objetivo geral conforme sugere a pergunta da pesquisa delineada anteriormente, consiste em analisar e apontar o índice de aceitação do medicamento genérico pelos clientes de 04 (quatro) empresas que prestam serviços na cidade de Unaí no ramo farmacêutico, que juntas compõem a Rede de Drogarias Nacional.

A fim de se chegar a um melhor entendimento sobre o tema e atingir o objetivo geral desta pesquisa, fez-se necessário formular os seguintes objetivos específicos: levantar os atributos e diferenciação dos medicamentos genéricos com relação aos outros; identificar o perfil dos consumidores de tal medicamento; verificar junto aos clientes quais os fatores influenciaria na tomada de decisões na escolha de um medicamento; e por ultimo identificar quais estratégias empresarias podem contribuir para ampliar esse mercado.

O estudo desenvolveu-se na acepção de proporcionar uma visão geral acerca do fato, contribuindo para a obtenção de um conhecimento mais aprofundado sobre o ramo, e dotar os interessados de informações, além de proporcionar uma interação maior com o cliente. Conhecendo assim, suas vontades, escolhas e entendimento sobre o medicamento genérico.

Além disso, a pesquisa poderá se utilizada como um aliado na estratégia da empresa perante as necessidades do mercado, uma vez que está fundamentada na literatura inerente ao marketing e medicamento genérico, e poderá oferecer as empresas subsídios para buscarem um melhor posicionamento no mercado de Unaí.

O estudo é dividido em capítulos, cada qual com seu conteúdo específico, sendo que a introdução constitui o primeiro deles, sendo apresentado o tema da pesquisa, as justificativas, o objetivo geral e os específicos, o problema da pesquisa, além da relevância e contribuições de forma resumida.

O segundo capítulo é dedicado ao referencial teórico, onde são apresentados conceitos fundamentais que serviram de base para o estudo de modo a apresentar cronologicamente, o desenvolvimento do setor farmacêutico, bem como, a apresentação e a descrição de medicamento genérico, o histórico, a diferenciação e o mercado, logo em seguida, a descrição e caracterização de marketing, do comportamento do consumidor e a estratégia empresarial.

O tópico seguinte traz considerações a respeito dos aspectos metodológicos utilizados nesta pesquisa. Apresenta-se a natureza da pesquisa, as técnicas de coleta de dados, amostragem e procedimentos para análise dos dados.

No capítulo quatro são apresentados e analisados os dados coletados e processados com o intuito de encontrar um significado e alcançar os objetivos do trabalho. Por fim, no capítulo considerações finais, é respondida a pergunta de pesquisa e são apontadas as conclusões.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. A Indústria Farmacêutica

De acordo com a história, até o início do século XIX, praticamente todo o processo de produção de medicamento era realizado pelas boticas. Pequenos estabelecimentos de cunho familiar que processavam de forma artesanal extratos de origem vegetal e animal. As condições de pesquisa e produção de medicamento da época não empregavam o rigorismo assistido posteriormente na indústria farmacêutica (NETO, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90.7 Kb)   pdf (406.7 Kb)   docx (88.8 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com