TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Memnostrações Financeiras

Exames: Analise De Memnostrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2013  •  3.875 Palavras (16 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

A Estatística está por toda parte, pode ser aplicada para atender uma demanda de produção ou um levantamento, como a quantidade de acidentes em uma data festiva. Os dados Estatísticos podem ser extraídos das mais variadas fontes, através da observação, contagens, medidas ou respostas a uma pesquisa.

Nesta etapa vamos falar sobre a Estatística apresentando um resumo dos estudos propostos, e listar a aplicabilidade da Estatística na administração atual, e assim entender o uso dessa ferramenta.

2. CONCEITOS INICIAIS

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Nos dias atuais os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo típico da Estatística no nosso dia a dia.

Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Estatística – Maringá – PR

Ana Beatriz Tozzo Martins.

Terezinha Aparecida Guedes (Orientadora)

2.1 RESUMOS TEORICO

a) APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) EM UMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO DO NORTE CATARINENSE

O desenvolvimento deste estudo em uma indústria de fundição teve como objetivo aplicar conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP) para analisar mais precisamente, a qualidade e a capacidade de produção da indústria de fundição, identificando características particulares do processo, também como oportunidades de melhorias.

A indústria de fundição fornece blocos de motores para veículos, como a indústria automobilística é extremamente criteriosa principalmente na questão da qualidade dos materiais por ela adquiridos. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa). O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova.

Nesse estudo, foram utilizados alguns dos principais gráficos de controle, como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.

A utilização desses gráficos em no estudo de caso foi de grande entendimento para mostrar as pequenas mudanças e as oscilações sofridas pela média do processo. Inicialmente a análise feita identifica também informações a respeito da estabilidade do processo, ou seja, se o mesmo estava funcionando adequadamente.

Porém, torna-se necessário sabermos também se o mesmo está produzindo uma porcentagem significativa de blocos fora dos limites de especificação, isto é, se está produzindo itens defeituosos.

Para os resultados dos testes de tração fornecidos pela empresa, só possuem limite inferior de especificação, portanto, foi utilizado como parâmetro adimensional para medir sua capacidade. Os dados utilizados que permite calcular a capacidade unilateralmente, sendo possível observar que o processo é incapaz, segundo o cálculo do Cpk realizado, pois seu valor calculado ficou abaixo de 1. O que levou a conclusão que o processo realizado na empresa, esteve na maior parte do tempo em controle, porém, mostrou-se incapaz, produzindo uma porcentagem significativa de itens defeituosos.

Com relação à qualidade, podemos concluir que a empresa trabalha com um processo estável, porém, ficou clara a presença de pequenas oscilações em torno da média.

Com isso identificou-se também que o processo estudado apresenta uma variabilidade que não pode ser desconsiderada, onde existem várias observações muito próximas dos limites de controle o que é reforçado. Observam-se diversas variações da média ao longo dos 185 dias em que foi monitorado. A causa desta variabilidade, muito possivelmente está ligada a um procedimento característico no processo de fundição de ferro, que consiste na recomposição manual dos componentes químicos responsáveis por dar a liga ideal ao material, perdidos durante o processo de refundição, como ocorre, por exemplo, com blocos rejeitados ou utilizados no processo de inspeção.

Por outro lado, confiando-se, antes de tudo, nas informações retiradas dos próprios dados, o cálculo do índice de capacidade indicou uma aparente contradição. As observações são maiores que o limite inferior de especificação (LIE) informado pela empresa. Esta situação leva a se esperar verificar que o processo fosse pelo menos razoavelmente capaz ao invés de incapaz. Mas a resposta para essa aparente contradição está relacionada à variabilidade do processo, pois o cálculo do índice de capacidade faz com que seu valor estimado seja “infectado” negativamente por esta variabilidade.

Os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle atenderam de forma razoavelmente satisfatória. A frustração ficou por conta de se esperar encontrar um processo estatisticamente capaz de produzir os blocos dentro das especificações desejadas, uma vez que se trata de uma grande empresa e já que trabalha há muito tempo com esse tipo de produto.

b) ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com