TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Texto

Dissertações: Analise De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

SANTOS E SCHMIDT, J.L, P. Historia do Pensamento Contábil – São Paulo: Atlas, 2006.

P. 148

 Na Contabilidade Brasileira não houve nenhuma escola percussora genuinamente nacional, os métodos utilizados aqui, foram baseados em escolas Italianas e Americanas segundo José Luiz e Paulo Schmidt, mas estes afirmam também que mesmo não existindo um pensamento brasileiro na disciplina, houve muitos métodos que contribuíram para o desenvolvimento contábil brasileiro.

P. 149

 Segundo Santos e Schmidt, os primeiros passos na contabilidade brasileira deu-se por volta de 1808, quando D. João VI, sujeitou os contadores da “Real Fazenda” executarem o recurso das partidas dobras na escrituração mercantil.

 “Uma das primeiras grandes manifestações da legislação foi o Código Comercial de 1850, que instituiu a obrigatoriedade da escrituração contábil e elaboração anual da demonstração do balanço geral”.

.

P.152

 Na primeira fase da contabilidade brasileira destacou-se como precursores Carlos Carvalho, Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Junior.

 Segundo Carvalho em seu livro de 1915, Estudo de Contabilidade, afirmar que esta tem como foco, o estudo dos livros, contas, documentos, demonstrado dentro das normas o patrimônio da instituição.

 Francisco e Frederico seguiam a linha da contabilidade patrimonialista

 Federico afirma em 1970 que “a contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio a disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e dinâmicos e em suas variações, para enunciar, por meio de formulas racionalmente deduzidas, o efeito da administração sobre a formação e a distribuição dos reditos.

P.153

 Em 1964 houve a segunda faze da contabilidade brasileira, guiada pelo professor José da Costa Bolsinhas, que introduzil o método de ensino Norte- Americano, dando inicul a faze que usamos hoje, esta chama de escola de correção monetária,teve ainda a contribuição de Iudícibus, que utilizava o método de avaliação de estoque e preços correntes.

 Este período teve ainda a colaboração de Stphen Charles Kanitz e Elizeu Martins, esses que elaboraram estudos na descentralização administrativa e no controle, mostrando a dificuldade em rateio de custos fixos e preços de transferências.

P.156

 “ No ano de 1987, o Prof. Marion apresentou mais uma contribuição acadêmica para o desenvolvimento da contabilidade nacional. Nesse ano, ele apresentou sua tese de doutorado intitulada Uma contribuição à análise e interpretação das demonstrações financeiras no período de transição de cruzeiro para cruzado e na era do cruzado.”

P.157

 Embora o Brasil não tenha desenvolvido uma escola de pensamento contábil, a escola de correção monetária foi de grande valia para que a contabilidade se desenvolvesse e chegasse aos níveis de hoje a nivel mundial, ela teve sua marca para o crescimento da contabilidade global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com