TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Filme Como Estrelas Na Terra

Trabalho Escolar: Analise Do Filme Como Estrelas Na Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.564 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Crítica Do Filme: Como Estrelas Na Terra –

Toda Criança É Especial

Nome do filme: Análise Crítica Do Filme: Como Estrelas Na Terra – Toda Criança É Especial.

Diretor: Aamir Khan

O filme é indiano, tem duração de 2 horas e 42 minutos, pertence ao gênero drama e tem por título original “Taare Zameen Par – Every Child is Special”.

1. HISTÓRICO DO DIRETOR

O filme “Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial”, foi produzido por Aamir Khan, que é ator, diretor e produtor, nascido em Mumbai na Índia no dia 14 de março de 1965. Iniciou sua carreira como ator em 1973, aos oito anos. Desde então atuou em mais de quarenta filmes, muitos deles em Bollywoord. Em 2001 realizou seu primeiro trabalho como produtor e em 2007 dirigiu e produziu o filme em análise, onde o mesmo atuou como protagonista. Com este filme, Aamir Khan ganhou o prêmio de melhor filme e de melhor diretor.

2. RESUMO DO FILME

O filme conta a história de Ishaan, uma criança que sofre com dislexia, onde a mesma não é compreendida em casa e nem na escola, pois, o pai acredita que o menino é apenas um preguiçoso e indisciplinado, comportando-se severamente com a criança. Na escola ele é tratado como aluno desinteressado por não conseguir ler e escrever corretamente, passando a ser castigado por seus erros cometidos e com isso passa a ser motivo de graça para os colegas, pois, ele já está repetindo o terceiro período e corre o risco de repeti-lo novamente. Para que tal fato não ocorresse, o pai de Ishaan decidiu transferi-lo para um colégio interno, sendo que isso soa para o menino como um castigo.

Ishaan foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e compreender suas diferenças, bem como sua forma de expressar-se através da arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema poderia ser superado e que aquela deficiência não o fazia menor nem diferente dos outros, visto que grandes artistas tinham o mesmo problema e conseguiram superá-lo.

3. ANÁLISE

Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criança, ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador na formação de seus alunos. Ishaan foi apenas um exemplo para tentar mobilizar a instituição escolar a respeito da diversidade, pois existem milhões de crianças com esse ou outros problemas no mundo, e que não têm a sorte de encontrar um professor igual ao do filme, que as compreenda e as incentive para seguirem em frente. Contudo, é a partir de um relacionamento harmonioso entre professor e aluno que se consegue amenizar o entrave que existe entre ambos.

Toda criança já chega à escola com seus conhecimentos prévios da sua visão de mundo. Cabe ao professor saber aproveitar as qualidades do aluno com o intuito de ampliá-las e não fazer com que ele deixe de lado o que aprendeu em seu meio social, para aprender algo que é totalmente desconhecido por ele, chegando a frustrá-lo.

Este filme consegue transmitir para todo e qualquer educador a mensagem que é possível trabalhar com a diversidade dentro da sala de aula, basta o professor compreender as necessidades e o contexto social de cada aluno,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com