TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Grupo Habib's Segundo A Matriz Bcg, Swot Ematriz Mckinsey

Casos: Analise Do Grupo Habib's Segundo A Matriz Bcg, Swot Ematriz Mckinsey. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  3.299 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PRODUTOS DO HABIB’S SEGUNDO A MATRIZ BCG 5

ANÁLISE SWOT DO GRUPO HABIB’S 6

MATRIZ MCKINSEY OU MATRIZ GE 8

CONCLUSÃO 9

BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir visa analisar o grupo Habib’s de acordo com o seu posicionamento na matriz BCG, evidenciando seus principais produtos e quais a importância dos mesmos para o grupo e para o mercado.

Assim como, visa analisar o grupo de acordo com a matriz SWOT (que se divide em ambiente interno e externo), onde se identifica os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

E também o posicionamento do grupo e de seus concorrentes em relação à matriz Mckinsey. E quais seus conceitos de melhoria para atingir um melhor posicionamento na mesma.

ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PRODUTOS DO HABIB’S SEGUNDO A MATRIZ BCG

A Matriz BCG é dividida em quatro quadrantes (que representam a combinação entres os índices de Market Share e crescimento no mercado) que visa à análise de portfólio dos produtos de cada empresa, tendo em vista o ciclo de vida de cada produto. Tal matriz auxilia os profissionais de vendas e marketing para melhor comercialização dos mesmos de acordo com crescimento e participação no mercado.

Neste caso avaliam-se os principais produtos do grupo Habib’s, ou seja, iremos analisar a participação de mercado (pois quanto maior participação melhor será para o grupo) e quais são os produtos que têm maior crescimento de mercado.

Na tabela acima se fez o posicionamento de cada produto do grupo de acordo com os respectivos quadrantes e suas características.

 Estrela (Esfihas): Este produto é o carro-chefe do grupo, tem alta participação de mercado e altas taxas de crescimento. As esfihas mantém o fluxo de caixa intenso, já que os lucros muitas vezes precisam ser reinvestidos para matar a rotatividade do produto.

 Ponto de interrogação (Bolinho de bacalhau): Este produto contém altas taxas de crescimento de mercado, porém, é um produto que exige muito investimento por parte do grupo, caso contrário pode se tornar um “abacaxi” em pouco tempo, pois não tem muito retorno. Mas se investido de forma correta pode se tornar uma “estrela”.

 Vaca leiteira (Pizza): Este produto tem uma baixa taxa de crescimento e alta taxa de participação. Este produto não requer muito investimento, pois o crescimento de mercado é baixo.

 Abacaxi (Kibe): Já este produto tem baixa participação de mercado, sem crescimento aparente. O grupo deve ter cuidado com este tipo de produto para não atingir sua estratégia e sua lucratividade.

ANÁLISE SWOT DO GRUPO HABIB’S

Iremos analisar agora a matriz SWOT do grupo Habib’s, A mesma retrata duas divisões, o ambiente interno (que são os processos internos do grupo) e ambiente externo (área que depende do mercado, políticas econômicas). A matriz identifica os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças do grupo. Sendo eles:

Pontos Fortes

 Processo de verticalização

 Padronização dos produtos

 Qualidade e rapidez no atendimento

 Política de acessibilidade

 Fidelização dos clientes

 Diversificação de produtos

 Investimento de novas tecnologias

 Investimento na divulgação dos produtos

 Programa de treinamento interno

Pontos Fracos

 Dificuldade em focar o atendimento no cliente

 Não acompanhamento da nova cultura de alimentação saudável

 Não internacionalização dos produtos

Oportunidades

 Criação de novos mercados

 Internacionalização dos produtos

 Concorrência com preços altos

 Constante inovação nos serviços e lançamento de novos produtos

Ameaças

 Surgimento de novos concorrentes, uma vez que não há nenhuma barreira de impedimento.

 Competitividade com outras empresas de mesmo ramo, criando a necessidade de uma administração moderna.

O grupo Habib’s, hoje em dia, é muito conhecido por seus produtos a baixo preço, isso faz com que seus clientes tenham contato direto com seus pontos fortes. Ou seja, ao consumir os produtos do grupo o cliente recebe qualidade e rapidez no atendimento, acessibilidade, diversificação do produto e com isso vão se fidelizando cada vez mais ao grupo.

Estes pontos fortes estão ligados diretamente às oportunidades que o grupo pode enfrentar, cabe ao grupo investir mais nessas áreas, como por exemplo: a oportunidade de ser um grupo internacional já foi implantada uma vez, porém, mal sucedido. Portanto, para que esta oportunidade seja concretizada, o grupo deverá entrar com novos recursos financeiros, materiais e humanos para executar as ações necessárias que a oportunidade requer. Ou até na criação de novos produtos, o grupo deve manter este ritmo de inovação, pois a concorrência não consegue manter os preços dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com