TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ABERTURA DO MERCADO NORTE- AMERICANO PARA A GOMA DE TAPIOCA DA EMPRESA “TAPIOCA DA TERRINHA”: ANÁLISE DO MACROAMBIENTE E MATRIZ SWOT

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.471 Palavras (26 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

Em hipótese nenhuma o planejamento estratégico pode ser avaliado e muito menos aplicado sem a análise de fatores ou isoladamente, fundamentalmente o macroambiente tem que ser analisado para que se consiga ocorrer um bom planejamento estratégico. Diante deste entendimento o procedimento de preparação ou reavaliação das táticas é imprescindível, no qual se busca um caminho ou um objetivo de definir qual é a missão da empresa. Deste modo o planejamento estratégico é como um método constante e metódico com o maior conhecimento possível do contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões, e através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir os resultados dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas. Para analisar e preparar o plano estratégico utiliza se da ferramenta matriz SWOT com o objetivo de colher informações essenciais. Diante do exposto este artigo vem para contribuir com o melhor entendimento dos conceitos de análise de macroambiente e matriz de SWOT, ressaltando sua importância e eficácia para a empresa dentro do planejamento estratégico.

Palavras Chaves: Analise, Macroambiente, Planejamento Estratégico, Swot.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

1. INTERNATIONAL BUSINESS PLAN: TAPIOCA DA TERRINHA 2

1.1. A empresa 2

1.2. Analise Microambiente 2

1.3. Análise de macroambiente 3

1.4. Objetivos e metas do plano de negócios 7

1.5. Posicionamento estratégico 8

1.6. Ações estratégicas no país-alvo 9

2. ANÁLISE MACROAMBIENTE 11

2.1. Conceito 11

2.2. Diagnostico de macroambiente 15

2.3. Marketing no Macroambiente 18

3. MATRIZ SWOT 20

3.1. Conceito 20

3.2. Como fazer: Análise SWOT 24

4. CONCLUSÕES 28

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 29

INTRODUÇÃO

A história ensina que analisar o oponente é avaliar a si mesmo, tornando se um grande instrumento no planejamento com foi nas táticas militares, significando assim de extrema importância para se vencer batalhas e alcançar a vitória. Seguindo este ponto de vista e reflexões das táticas de guerra e transportando-as para dentro das organizações a fim de se a antecipação e planejar de forma mais adequada, direcionando os desenvolvimentos e as exigências existentes no momento das análises e se utilizando das ferramentas adequadas para se antecipar a qualquer inconveniência seja dentro ou fora das organizações.

Deste modo, a própria estória das táticas de guerras indica que o planejamento e a análise das situações auxiliam nas estratégias que nada mais é que o ato ou o direcionamento mais apropriado a serem exercido para conseguir estabelecer os desafios e as metas preferivelmente, na mais adequada posição da empresa perante seus oponentes e ambiente organizacional. É imprescindível buscar desenvolver estratégias optativas para promover as transformações dos caminhos e das ações de acordo com as necessidades.

Sendo assim, a função da estratégia, nessa investigação, é primeiramente o de evidenciar a aplicação em áreas acentuadas e, posteriormente, o de abandonar as probabilidades não percebidas e que constituam conflitantes com a estratégia a ser posta em prática.

Hoje em dia a expressão “estratégia” vem sendo discutida e empregada nas organizações, possibilitando assim entender que não há uma consonância em sua síntese, pois essa termologia pode ser usada em várias condutas e circunstâncias, os administradores que tem como obrigação defini-la de modo a introduzi-la em suas organizações. É o acontecimento que determina uma boa estratégia de uma estratégia ruim, esse é o seu meio basilar para uma perfeita analise. Para tanto se faz necessário compreender os conceitos e as ferramentas utilizadas para esta finalidade, e isso, é o que se propõe no decorrer deste estudo, o qual se utilizou de pesquisas sobre o conceito de macroambiente e da matriz de SWOT.

A metodologia utilizada foi a bibliográfica em sites e livros os quais continham argumentos necessários para o desenvolvimentos e conceituação do tema proposto.

1. INTERNATIONAL BUSINESS PLAN: TAPIOCA DA TERRINHA

1.1. A empresa

O plano de negócio internacional desenvolvido foi realizado com base na empresa Tapioca da Terrinha que tem como principal produto a goma hidratada para tapioca. O diferencial de seu produto é que sua goma de tapioca não utiliza nenhum aditivo para aumentar o tempo de prateleira, pois foi desenvolvido um novo método de embalamento que torna seu tempo de validade maior sem alterar a principal característica de seu produto – que é o de oferecer uma alimentação saudável.

Muito forte e conhecida no mercado nacional com apenas 7 anos de mercado, é considerada um dos melhores produtos pela sua excelente qualidade além de ser um produto extremamente saudável. Atuando de forma tímida em mercados internacionais como Portugal e Espanha, com o intuito de iniciar um processo forte e internacionalização de seus negócios, a empresa decidiu partir para novos horizontes, almejando o tão sonhado mercado norte-americano.

1.2. Analise Microambiente

O mercado escolhido para introduzir o produto foi Miami (Flórida) pelo grande número de brasileiros residentes no local, por ser uma cidade litorânea e pelo estilo de vida saudável que a população da cidade preserva e valoriza, e por estes motivos, acredita-se que tem um potencial para o produto ser bem aceito.

No Brasil a empresa está entre as maiores fornecedoras de goma de tapioca concorrendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com