TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise E Desenvolvimento De Sistemas

Ensaios: Analise E Desenvolvimento De Sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

A informação tem um valor muito importante no auxílio da tomada de decisões, conhecer sistemas de informação é fundamental para administradores, o ambiente empresarial necessita claramente desses profissionais, pois vivem em um espaço competitivo onde a sobrevivência se faz necessária. Laudon e Laudon (1999. p.4), definem sistemas de informação como:

Um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalham juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento e controle, a coordenação e o processo decisório em empresas e outras organizações.

Esses sistemas são desenvolvidos por pessoas que usam os componentes da tecnologia da informação (TI), como hardware, software, sistemas de telecomunicações, para coletar dados, processar e disseminar informações em uma organização.

3.1 OS TIPOS E AS CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Existem vários tipos de Sistemas de Informação como é apontado por Santana e Perini (2009, p. 58-59) no livro Fundamentos da Administração da Informação. Esses tipos são:

3.1.1 (SIO) Sistema de Informação Operacional – Sistemas Empresariais básicos ou sistemas operacionais da organização tratam de tarefas rotineiras. Fornecem a base todo o conhecimento da organização, armazenando dados no dia-a-dia de todas as operações executadas dentro da organização. Conhecidos na década de 1950 como Sistemas de Processamentos de Transações (Transaction Processing Systems) -, são utilizados para executar aplicações comuns e automatizar rotinas. Ex.: sistema de folha de pagamento, cheques, relatórios sobre empregados.

3.1.2 Sistema de Informações Gerencial (SIG) – Sistema de Informações Gerenciais (Management Information Systems), como eram conhecidos da década de 1960, são sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informação operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios e informações atualizadas sobre operações básicas da empresa, que auxiliam o processo gerencial dando suporte ao planejamento, controle e organização da empresa em tempo hábil para tomada de decisão. São usados para realimentação do planejamento operacional. Ex.: relatórios gerenciais, a diferentes finalidades, custos totais com folha de pagamento.

3.1.3 Sistema de Suporte à Decisão (SSD) – Sistema de suporte à decisão (Decision Support Systems), como eram conhecidos nas décadas de 1970 e 1980, são sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rápidas, auxiliam no apoio à tomada de decisão. Ex.: relatórios com informações que auxiliem, por exemplo a construção ou não de uma determinada fabrica em uma região, a criação de novas cores de carros.

3.1.4 Sistema de Suporte Executivo (SSE) São Sistemas que dão Suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Utilizam tecnologia avançada para a elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Também se concentram em fornecer informações de apoio gerencial.

3.1.5 Sistema de Informação Estratégica (SIE) – Visam auxiliar o processo de tomada de decisão da cúpula administrativa; transformam os dados provenientes do sistema de informação gerencial, agrupando-os para facilitar a tomada de decisão. Geralmente, oferecem informações gráficas.

3.1.6 Sistema de Automação de Escritório (SAE) – Sistema de Automação de Escritório tem como principal finalidade aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações de um escritório, através do uso de pacotes de aplicativos-padrão existentes no mercado, como, por exemplo, o pacote Office, da Microsoft.

3.1.7 Sistema de Informação Especialista (SE) – São sistemas ligados ao campo de inteligência artificial para a definição de cenários no processo de tomada de decisões. Oferecem soluções para problemas específicos em um dado domínio, no qual consigam aconselhar (dar conselhos) em um nível comparável ao aconselhamento de especialistas. Ex.: diagnóstico médico, aconselhamento financeiro e criação de produtos.

3.1.8 Sistema de informação para operações – São sistemas de informação que auxiliam os processos e operações, tornando-os mais rápidos, baratos, padronizados e rastreáveis. Tendo como principais características:

 Registrar e armazenar dados das vendas, compras, investimentos e salários.

 Processar os registros de contabilidade em previsões de lucro, balanço, relatórios de gestão.

 Processam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com