TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Filme Uma Verdade Incoveniente

Artigo: Analise Filme Uma Verdade Incoveniente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

Este filme é um documentário feito por Al Gore ex candidato a presidência dos EUA, ele trata sobre uma das maiores crises dos últimos tempos, alertando a todos sobre o que vem acontecendo com o planeta em que vivemos, aborda temas polêmicos que faz parte do cotidiano de todos os seres humanos sendo os temas mais enfatizados o aquecimento global, efeito estufa, ecologia, politica ambiental e governamental, proteção ambiental entre outros.

Primeiro ele relata o seu testemunho sobre o acidente de seu filho e faz uma analogia entre prioridade que no caso seria a família e a crise do aquecimento global que seria a sobrevivência, com o fato real de perder a Terra, como ele quase perdeu o filho, a morte de sua irmã por câncer de pulmão, as aulas de um professor na universidade e a sua derrota nas eleições presidenciais de 2000, tudo isso foi o que o levou a adotar o meio ambiente como sua causa. São apresentados dados históricos e científicos, fotografias, gráficos e animações tudo em uma linguagem simples e clara, envolvendo e conquistando seus telespectadores, e tudo isso para comprovar todos os fatos relatados.

O principal foco do documentário é sem duvida as mudanças climáticas em todo o planeta Terra o que tem provocado tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas, o derretimento das geleiras do Ártico... Enfatizando assim, a crise global. Para Al Gore todos nos somos responsáveis pelas mudanças do clima, uma vez que o ser humano, esta enchendo a atmosfera de poluição e a menos que diminuam as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases, o aquecimento global causará uma mudança climática que acabará com a vida como a conhecemos.

Ele apresenta uma análise estrutural do planeta Terra, durante a missão Apolo 17 demonstrando a importância da atmosfera, salientando que quanto maior for à emissão de dióxido de carbono, eleva-se a espessura da camada atmosférica, ocasionando a retenção de raios na mesma, fazendo mais calor, ocasionando o aquecimento global e várias consequências: Degelo das calotas polares, subida do nível médio das águas do mar e à alteração da temperatura da água em todo o planeta.

Abrangendo o contexto tecnológico, o documentário chama a atenção para os avanços tecnológicos que um lado nos trouxe progressos na medicina, mas por outro lado veio a contribuir na devastação da natureza.

Os céticos dizem que o aquecimento global é uma farsa, pois o planeta passa naturalmente por períodos alternados de aquecimento e de esfriamento e que estamos na época do aquecimento. De certa forma isso ate pode ser verdade mas o problema e que o homem está provocando a aceleração desse processo natural de forma exacerbada, e não respeitando os limites dos recursos naturais que estão aí para serem usados com inteligência e consciência, que por sua vez os seres humanos têm de sobra e parece que se negam a usar.

Observa-se no documentário outro agravante: o degelo das calotas polares que acarreta uma série de problemas como falta de água doce, à subida do nível médio das águas do mar, à alteração da temperatura da água em todo o planeta, ondas de Calor, fortes tempestades, furacões, tornados, evaporação nos oceanos e continentes, as secas extremas entre tantos outros problemas.

“Cada um de nós é uma causa de aquecimento global; mas cada um de nós pode se tornar parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com