TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Avatar

Por:   •  2/5/2016  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  1.501 Visualizações

Página 1 de 2

Analise filme avatar

O filme Avatar conta a história de um planeta conhecido como Pandora que é descoberto e lá além da civilização no local é encontrado sob o solo do planeta uma pedra preciosa onde seu quilo vale bilhões. Alguns humanos são enviados para Pandora para tentar entender o planeta, o solo, a vegetação e os habitantes locais e para aprender com eles e ajudar a "salvar" a Terra.

Enquanto outra parte quer simplesmente se apoderar da riqueza de Pandora, mesmo que para isso tenha que destruir os habitantes e a natureza, ignorando até mesmo suas crenças. Como um exército ignorando a cultura local, para se apoderar do petróleo de forma indireta, destruindo tudo sem diálogo. Há no filme também a parte emocionante da história, onde os poucos que se importam com Pandora põem sua vida em risco para salva-lá. Em uma luta por amor, justiça, sobrevivência, fé. A atração fica em conta da interação dos humanos com o povo local através de Avatares.

Os habitantes de Pandora, os humanóides de cor azul, são demonizados pelos terráqueos invasores. Descritos como seres violentos, dotados de flecha, algo nada diferente das denominações de índios encontradas em documentos dos Cronistas do descobrimento e na canônica Carta de Pero Vaz de Caminha. A Carta de Pero Vaz de Caminha é considerada a certidão de nascimento do Brasil. Os avatares precisam passar por todo processo de humanização, algo muito parecido mas não especificamente uma catequese. Em Avatar, podemos teorizar os interesses dos terráqueos em destruir a cultura dos habitantes de Pandora baseados nos ideais do mercantilismo, assunto estudado em paralelo com a Europa do século XV, e de certa forma, as Grandes Navegações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com