TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises Vertical E Horizontal

Casos: Analises Vertical E Horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO DO CONSUMIDOR

As relações de consumo, antes da promulgação da atual Constituição Federal ( 05/10/1988 ), eram reguladas apenas pela lei civil. Isto significava uma pífia proteção ao consumidor, que era frequentemente desrespeitado por fornecedores de produtos e de serviços.

Tal como previa a Constituição no seu artigo 5º ( mais precisamente no inciso XXXII ), em 11 de setembro de 1990 foi publicada uma lei cuja finalidade é, objetivamente, regular as relações de consumo. É a lei nº 8.078, chamada de "Código de Proteção e Defesa do Consumidor" que, como se viu, demorou quase dois anos para ser promulgada.

Desta forma, é evidente que todos os cidadãos deveriam conhecer as regras do Código do Consumidor, para o efetivo exercício da cidadania. Quando digo TODOS, é óbvio que também estou falando dos alunos. Mas, precisamos ir além disso; nossos alunos têm dupla responsabilidade social: como cidadãos, considerados individualmente, e como operadores da administração de empresas e da contabilidade, considerados corporativamente. Daí a importância desta disciplina já que este curso, seguramente, terá oferecido condições de trazer todos os(as) alunos(as) ao universo das regras de proteção do consumidor.

É verdade que o curso não tem a mesma profundidade ( processual, pelo menos ) que é oferecida nos cursos de Ciências Jurídicas. No entanto, o conteúdo material ( os preceitos, conceitos, regras, fundamentos e aplicação ) será inteiramente abordado nesta disciplina, de modo que o bacharel - tanto em administração como em ciências contábeis - poderá operar nas relações de consumo de forma legal e consciente.

Não tenham nenhuma dúvida sobre a necessidade do gestor conhecer, de perto, as regras de consumo trazidas pelo Código do Consumidor, as limitações que têm as empresas quanto à oferta de produtos e serviços e, principalmente, o direito que assiste ao consumidor em todas as relações de consumo das quais participe, como parte vulnerável na maioria esmagadora destas relações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com