TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endócrino

Exames: Sistema Endócrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Nesse trabalho será apresentado sobre o sistema endócrino e cada glândula, a Hipófise e o hipotálamo, Tireoide, Adrenais, o pâncreas, e as gônadas. Será abordado também sobre cada hormônio que essas glândulas liberam no corpo humano e o que cada uma faz. Será falado também sobre 3 doenças a diabetes e os tipos de diabetes, o hipotireoidismo e suas complicações se não tratado corretamente, e o hipertireoidismo e seus sintomas e tratamento.

Sistema Endócrino

O sistema endócrino coordena o organismo e é responsável pela homeostase, ele atua através de substâncias químicas chamadas hormônios, que são secretadas no sistema circulatório em pequenas quantidades para serem entregues aos tecidos-alvo, que produzem as suas respostas.

Os hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas, como a hipófise, a tireoide, os adrenais, pâncreas e gônadas. Existe um mecanismo chamado de ControleFeedback, que regula a concentração do hormônio no sangue.

Hipófise e hipotálamo

A Hipófise ou glândula pituitária é formada por duas partes: o lobo anterior e o lobo posterior ou adeno-hipófise e neuro-hipófise.

Hipófise anterior (adeno-hipófise): Produz Seis hormônios, o hormônio do crescimento (somatotrópica), Adrenocorticotrófico (estimula a síntese e a secreção dos hormônios produzidos pelas glândulas adrenais), hormônio estimulante da tireoide, prolactina( estimula a produção e secreção do leite materno), e hormônio gonadotrópico (FSH e LH).

Hipófise Posterior (neuro-Hipófise): Produz dois hormônios, hormônio antidiurético e a ocitocina. É uma estrutura constituída por axônios, cujos corpos celulares estão localizados no hipotálamo.

O hipotálamo controla o funcionamento da hipófise tanto por vias hormonais como por mecanismos neurais. O hipotálamo recebe os sinais do organismo e passam a controlar as secreções dos vários hormônios hipofisarios. Os neurônios localizados no hipotálamo produzem os hormônios secretados pela neuroipófise. O hormônio ADH é responsável pelo controle da concentração da urina e da diurese. A inibição da liberação do ADH pode provocar o aparecimento de um tipo de diabetes. Ou seja, o hipotálamo controla os hormônios liberadores e os hormônios inibidores. Localizado sob o tálamo, formando uma importante área na região central do diencéfalo, tendo como função regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas.

Principais hormônios liberadores:

Tireotropina(TRH) – Estimula a secreção do hormônio (tireoide);

Gonadotropina(NRH) – Estimula a secreção do FSH e LH pelas glândulas sexuais;

Corticotropina(CRH) – Estimula a liberação do hormônio Adenocorticotrópico(ACTH), pela glândula corticotrópica(supra renais);

Hormônio do crescimento(GHRH) – Estimula a liberação do hormônio do crescimento pelas glândulas somatotrópicas.

Principais Hormônios inibidores:

Hormônio inibidor do crescimento(somatostatina);

Hormônio inibidor da prolactina (PIH).

Tireoide

A tireóide é uma glândula que se situa na base do pescoço, abaixo do pomo de Adão, e tem forma de borboleta consistindo de dois lóbulos na parte inferior do pescoço, um de cada lado da traquéia, unidos por uma camada conectora de tecido da tireóide

Os hormônios produzidos pela tireoide são a tri-iodotironina e a tiroxina. Ambos os hormônios atuam sobre todos os sistemas do organismo e estão envolvidos diretamente no crescimento do esqueleto e na manutenção da taxa metabólica basal, por meio do aumento do consumo de oxigênio, da temperatura corpórea, e da utilização dos nutrientes. Problemas na secreção dos hormônios tireoidianos podem levar a dois tipos de doença: o hipotireoidismo, quando a glândula secreta uma quantidade de hormônios menor que a considerada normal, e o hipertireoidismo, quando a glândula secreta uma quantidade de hormônios maior que o normal.

Adrenais

Há duas adrenais, uma sobre cada rim, cada uma delas funciona como duas glândulas separadas: a medula adrenal, que corresponde a região mais interna da glândula e secreta as catecolaminas e o córtex adrenal que corresponde a região mais externa da glândula e secreta os hormônios esteroides adrenocorticais. A medula adrenal atua no SNA por meio da secreção da adrenalina e da noradrenalina. Essas substâncias geram respostas do tipo “luta ou fuga”, que estão vinculadas a situações de estresse e produzem, entre outros efeitos, o aumento dos ritmos cardíacos e respiratórios.

Pâncreas

Localizado na parte superior do abdome e atrás do estomago no lado esquerdo do corpo. É uma glândula mista, pois possui uma porção exócrina e outra endócrina. A parte exócrina do pâncreas atua no sistema digestório através da liberação das enzimas pancreáticas. A parte endócrina dessa glândula secreta dois importantes hormônios: a insulina e o glucagon, que regulam o metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e dos aminoácidos. A liberação da insulina é estimulada pela concentração da glicose no sangue. O aumento da concentração desse açúcar no sangue estimula o pâncreas a liberar insulina; o hormônio atua no transporte da glicose para o interior das células, diminuindo a concentração da substância no sangue, e na transformação desse açúcar em glicogênio.

O glucagon tem efeito oposto ao da insulina, uma vez que, no lugar do armazenamento, promove a utilização e mobilização dos nutrientes,

provocando um aumento da concentração de glicose e ácidos graxos no sangue.

Gônadas

São responsáveis pela produção dos hormônios sexuais e pela produção dos gametas.

As Gônadas masculinas ou testículos produzem a testosterona, hormônio que determina a produção de espermatozoides e é responsável pelo desenvolvimento das diversas características sexuais masculinas secundárias. Já as gônadas femininas, ou ovários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com