TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Sistema Endócrino

Dissertações: Fisiologia Do Sistema Endócrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 3

Fisiologia do Sistema Endócrino

1 ) O que é?

O sistema endócrino é formado por glândulas responsável pela secreção de hormônios, esse produto (hormônio) é lançado diretamente no sangue ou na linfa. Em seguida, o sangue transporta estes hormônios para locais específicos chamados Células-alvo onde eles executam funções determinadas e exerce importante papel no Metabolismo. Os hormônios influenciam praticamente em todas as funções dos demais sistemas corporais. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, atua na coordenação e regulação das funções corporais. De forma geral, devemos saber que o sistema endócrino é composto por seis glândulas principais, e estas, são controladas pela ação do sistema nervoso e também pela ação de uma sobre a outra. São elas:

A hipófise,

A tireóide,

As paratireóides,

As supra-renais,

O pâncreas,

E as Glândulas sexuais, que são: Os testículos (nos homens) e os ovários (nas mulheres).

2 ) Quais hormônios o pâncreas produz, e quais as ações de cada um no nosso organismo?

A função endócrina do pâncreas é produzir e secretar os hormônios glucagon e insulina, que estão especialmente envolvidas na regulação do açúcar no sangue. As células alfa das ilhotas pancreáticas secretam glucagon e as células betas secretam insulina. O glucagon estimula o fígado a converter glicogênio em glicose, causando o aumento do nível de glicose no sangue. Aparentemente, as células alfa regulam a produção de glucagon controlando o nível de glicose no sangue através de um mecanismo de retroalimentação. Se por alguma razão as células alfa secretam glucagon continuamente, pode resultar em elevação de açúcar no sangue, ou seja, a famosa hiperglicemia. Mas vendo um glucagon apenas por esse lado, ele parece um “vilão” quando na verdade ele também tem uma função importante. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar e evitando assim um possível desmaio.

Já a insulina, tem a função fisiológica de se opor ao glucagon: diminui o nível de açúcar no sangue. A insulina promove a movimentação da glicose através das membranas celulares, especialmente nas células musculares e adiposas. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. Isso ocorre, logo após as refeições, quando a taxa de açúcar sobe no sangue. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »