TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Etapa 1

Dissertações: Anatomia Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

1. Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso é formado por vários órgãos e nervos, sendo que os principais componentes são o Encéfalo e a Medula Espinhal, tendo eles como principal função no controle do corpo sendo integrador e controlador do sistema nervoso. O Encéfalo é dividido em três partes: o encéfalo posterior, o encéfalo anterior e encéfalo médio, sendo eles responsáveis por muitas funções como: audição, visão, olfato, comando do ritmo cardíaco, respiração, movimentos, entre muitos outros. A Medula Espinhal, cujas suas funções são a condução de mensagens e a coordenação de atividades reflexas (sensorial e motor). O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente. Quando ocorrem mudanças no meio, e estas afetam o sistema nervoso, são chamadas de estímulos. O sistema nervoso, junto com o endócrino, desempenha a maioria das funções da regulação do organismo. O sistema endócrino regula principalmente as funções metabólicas do organismo. Com a denominação de sistema nervoso compreendemos aquele conjunto de órgãos que transmitem a todo o organismo os impulsos necessários aos movimentos e às diversas funções, e recebem do próprio organismo e do mundo externo as sensações.

2. Medula espinhal e Tronco encefálico

A medula espinhal é muito importante para produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos tanto somáticos como viscerais. O tronco encefálico é uma área do encéfalo que fica na parte base do cérebro tendo ele varias estruturas responsáveis por algumas funções como: respiração, ritmos cardíacos, controlando os músculos da cabeça e transmitindo informações.

3. Estruturas do cerebelo e do diencéfalo

O cerebelo é uma estrutura nervosa, situado na fossa cerebral posterior, onde desempenha as funções associadas ao controle dos movimentos comandados pelo cérebro.

O diencéfalo é uma estrutura impar, que só é vista na porção mais inferior do cérebro, onde constituem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitamolo e subtamolo.

4. Estruturas do cerebelo e do diencéfalo

O cerebelo é formado pela justaposição de folhas cerebelares, cada uma destas folhas é justa postas, elas estão separadas por sulcos cerebelares. A superposição de folhas cerebelares formam os lobos cerebelares, o conjunto dos lóbulos formam os lobos cerebelares. O cerebelo evolui de acordo com a evolução do animal, localiza-se posterior ao tronco encefálico, sendo conectado ao mesmo pelos pedúnculos cerebelares, é composto de uma porção mediana, o vérmis, e duas massas laterais, os hemisférios cerebelares. O cerebelo apresenta três faces: superior, posterior e anterior. A face superior está em contato com a tenda do cerebelo. A face póstero-inferior está em contato com a escama inferior do osso occipital; nela encontram-se as tonsilas, que se projetam medialmente sobre a face dorsal do bulbo. Além da divisão anatômica em vérmis e hemisférios cerebelares, o cerebelo é também dividido, do ponto de vista da ontogênese, em três lobos: anterior, posterior e flóculo-nodular.

O diencéfalo e o telencéfalo formam o cérebro, que corresponde ao prosencéfalo. O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana. O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior de cérebro.

O ventrículo é uma cavidade no diencéfalo, ímpar, que se comunica com o IV ventrículo pelo aqueduto cerebral e com os ventrículos laterais pelos respectivos forames interventriculares.

O tálamo, com comprimento de cerca de 3cm, compondo 80% do diencéfalo, consiste em duas massas ovuladas pareadas de substância cinzenta, organizada em núcleos, com tratos de substância branca em seu interior.

5. Funções do Tálamo

*Sensibilidade; *Motricidade; *Comportamento Emocional; *Ativação do Córtex; *Desempenha algum papel no mecanismo de vigília, ou estado de alerta.

Hipotálamo é uma área relativamente pequena do diencéfalo, situada abaixo do tálamo, com funções importantes principalmente relacionadas à atividade visceral.

Epitálamo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com