TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana

Pesquisas Acadêmicas: Anatomia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

Segunda Atividade de Anatomia

1- Quais são os órgãos que compõem o sistema respiratório e quais sãos suas respectivas funções?

Componentes: cavidade nasal, boca, laringe, faringe, traqueia, brônquios e pulmões. E sua função é realizar a troca gasosa, levando o oxigênio e eliminando o dióxido de carbono.

2- Quais os órgãos que compõem o sistema cardiovascular e quais são suas respectivas funções?

Os componentes são: o coração e vasos condutores. E sua função é de transportar sangue e nutrientes para o organismo.

3- Como ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos?

Através dos vasos capilares que são vasos menores e assim consegue alcançar as partes pequenas e distantes do organismo onde os vasos maiores não consegue irrigar.

4- Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório para a prática de atividade física?

O aparelho cardiorrespiratório aumenta o seu trabalho e leva maior quantidade de oxigênio e nutrientes até os músculos estriados esqueléticos e o mio­cárdio. Para isso, o sistema respiratório deverá absorver maior quantidade de O2 e, ao mesmo tempo, eliminar o CO2, aumentando a frequência respiratória. O coração aumenta seus batimentos cardíacos com o objetivo de aumen­tar a circulação sanguínea.

5- Elabore um plano de aula com o objetivo de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e de prevenir a obesidade em crianças de sete a 10 anos.

Plano de Aula

Conteúdo: A corrida

Brincadeira: Gato e Rato

Objetivo: Melhorar a capacidade cardiorrespiratória e de prevenir a obesidade em crianças de sete a 10 anos.

Desenvolvimento/Metodologia

Primeiramente deve providenciar um lugar adequado para a realização desta atividade, neste caso iremos utilizar a quadra da escola, pois é um lugar amplo, coberto e ventilado para que assim não venha atrapalhar o rendimento dos alunos. Para alcançarmos nosso objetivo vamos utilizar de uma brincadeira já conhecida e que é prazerosa para os alunos para que eles possam realizar os exercícios de maneira lúdica.

Brincadeira o Gato e Rato

Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo. O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas. Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo:

Gato: seu ratinho está?

Todos: não, foi Comer queijo.

Gato: a que horas ele volta?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com