TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana GEral

Trabalho Universitário: Anatomia Humana GEral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia humana Geral?

É uma posição padrão desenvolvida pelos cientistas para que possamos estudar a Anatomia, onde o individuo fica ereto com a cabeça e o olhar voltado para frente, com os membros superiores estendidos ao longo do corpo, com a palma da mão voltada para frente, os membros inferiores em paralela estendidos, e os pés também voltados para frente. Essa posição é de extrema importância, pois em um caso de acidente, por exemplo, se um individuo for atingido por uma faca e o mesmo tiver que descrever em qual região foi atingido com precisão, então ele deverá saber da posição anatômica, se realmente foi no braço esquerdo ou no direito, se foi nos membros superiores ou inferiores, e se o mesmo tiver um pouquinho mais de estudo em anatomia ele saberá falar com precisão em qual músculo ou ligamento foi atingido, como por exemplo na coxa esquerda no vasto medial no ponto de inserção do mesmo.

2) Quais são os termos de relação presentes nos principais planos de secção?

Termo anterior/ventral/frontal: em direção da frente do corpo ou a frente do corpo; termo posterior/dorsal: em direção das costas (traseiro) ou a parte de trás do corpo e termo médio: estrutura ou órgão interposto entre um anterior e um posterior, ou entre um anterior e um posterior.

3) Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorre nos eixos anatômicos do corpo humano?

No plano sagital os movimentos são de flexão e extensão, ocorrendo em torno de um eixo horizontal ou transversal, no plano Coronal ou Frontal os movimentos são de abdução e adução, ocorrendo em torno de um eixo Antero-posterior, no plano transversal ou horizontal ocorre movimentos de rotação medial, lateral e pronação, supinação. Também temos movimentos de abdução horizontal, adução horizonal, rotação externa, rotação interna, elevação, depressão, rotação superior, rotação inferior, anteposição do ombro, retroposição do ombro, escapulação do ombro. Na articulação radioulnar temos: pronação e supinação. Punho e mão temos: flexão radial, flexão ulnar e oposição do polegar. Na coluna temos: flexão lateral e redução. Na pelve temos: anteroversão, retroversão e inclinação, rotação. No tornozelo e pé temos: flexão dorsal ou flexão tornozelo, flexão plantar ou entensão do tornozelo, inversão e eversão. Na articulação temporomandibular temos: depressão da mandíbula, elevação da mandíbula, desvio lateral, protração da mandíbula, retração da mandíbula e ditucção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com