TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia humana

Tese: Anatomia humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados de células.

Os princípios de pesquisa podem ser a anatomia descritiva, quando se analisa e descrevem-se os órgãos baseado nos tecidos biológicos que o compõem ou pode ainda ser adotado o critério da anatomia topográfica, quando se analisa e descrevem-se os órgãos com base em sua localização no corpo (região corporal).

É através da dissecação (ou dissecção) e de outras técnicas adjacentes que se consegue visualizar, analisar e estudar cada parte do corpo humano.

Conhecendo os ossos e o sistema esquelético

Apesar de seu aspecto simples, o osso possui funções bastante complexas e vitais para a manutenção e equilíbrio do corpo humano.•.

Ele é formado a partir de um processo conhecido como ossificação, esta pode ser intramembranosa (dentro das membranas do tecido conjuntivo) ou endocondral (formação sobre um molde de cartilagem). Contudo, ambas as formas seguem os mesmos princípios: o osso é formado a partir de membrana de tecido conjuntivo (periósteo).

O sistema esquelético desempenha várias funções importantes, tais como: sustentação dos tecidos moles de nosso corpo, proteção de nossos órgãos (um exemplo é a caixa torácica que protege o coração e os pulmões).

Além disso, os ossos em conjunto com os músculos são responsáveis pelos movimentos, armazenamento e liberação de vários minerais no sangue, produção de células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) e armazenamento de triglicerídeos (reserva de energia).

Outro dado importante, a saber, a respeito dos ossos, é que noventa e nove por cento do cálcio que possuímos em nosso corpo está depositado neles.

Quanto a sua formação, o esqueleto humano é formado por substâncias orgânicas (em sua maior parte colágeno) e inorgânicas (sais minerais, especialmente cálcio e potássio). Essa mistura é responsável pela grande resistência dos ossos.

A maior parte dos ossos do corpo humano pode ser classificada da seguinte forma: ossos longos (ex.: fêmur), ossos curtos (ex.: ossos do carpo), ossos planos (ex.: costelas) e ossos irregulares (ex.: vértebras).

É indispensável ter em mente que toda esta estrutura faz parte de um tecido vivo, complexo e ricamente vascularizado.

Superfície do cérebro – o córtex cerebral – é composta por seis camadas de neurônios (células do sistema nervoso responsáveis pela condução do impulso nervoso).

Os lóbulos do cérebro

O cérebro humano possui quatro áreas conhecidas como lóbulo frontal, lóbulo parietal, lóbulo temporal e lóbulo occipital.

O lóbulo frontal é assim chamado por localizar-se na parte frontal do crânio. Ele parece ser particularmente importante por ser responsável pelos movimentos voluntários e também por ser o lóbulo mais significante para o estudo da personalidade e inteligência.

O lóbulo parietal está localizado na parte posterior do lóbulo frontal. Ele possui uma área denominada somatossensória, responsável pela percepção de estímulos sensoriais que ocorrem através da epiderme ou órgãos internos.

O lóbulo temporal possui uma área especial chamada córtex auditivo, como o próprio nome já diz, esta área está intimamente ligada à audição.

Na parte de trás da cabeça, mais precisamente na região da nuca, localiza-se o lóbulo occipital. Nele encontra-se o córtex visual, que recebe todas as informações captadas pelos olhos; melhor dizendo, sua especialidade é a visão.

Existem outras áreas dos lóbulos que não possuem especialização, estas são chamadas de córtex de associação. Além de estas serem conectadas a vários sentidos e movimentos, acredita-se que nelas também são processados nossos pensamentos e armazenadas nossas memórias.

Curiosidades:

- A área da ciência que estuda o cérebro humano, a mente e o sistema nervoso é a Neurociência.

- O hemisfério esquerdo do cérebro dos seres humanos é o responsável pelo pensamento lógico e também pela comunicação verbal (fala).

- O hemisfério direito é o responsável pela intuição, estabelecimento de analogias e comunicação não verbal.

- Cada hemisfério do cérebro humano está relacionado a um conjunto de habilidades. Assim sendo, o lado esquerdo é o responsável pelas seguintes habilidades: leitura, uso da linguagem, seguimento de instruções, localização de fatos, identificação de símbolos e escrita à mão. Já o lado direito é o responsável pelas seguintes habilidades: matemática, canto, música, expressão artística, criatividade, emoções e sentimentos.

Sistemas do corpo humano

O corpo humano pode ser subdividido, conforme a Terminologia Anatômica Internacional (FCAT) em:

Sistema circulatório: circulação do sangue como coração e vasos sanguíneos.

Sistema digestório: processamento do alimento com a boca, estômago e intestinos.

Glândulas endócrinas: comunicação interna do corpo através de hormônios.

Sistema imune: defesa do corpo contra os agentes patogênicos.

Tegumento comum: pele, cabelo e unhas.

Sistema linfático: estruturas envolvidas na transferência de linfa entre tecidos e o fluxo sanguíneo.

Sistema articular: junto com músculos e ossos proporciona mobilidade ao corpo

Sistema muscular: proporciona a força necessária ao movimento ao corpo.

Sistema nervoso: coleta transfere e processa informação com o cérebro e nervos.

Sistema reprodutor: os órgãos sexuais.

Sistema respiratório: os órgãos usados para inspiração e o pulmão.

Sistema esquelético: suporte estrutural e proteção através dos ossos. Junto com músculos e articulações proporciona mobilidade ao corpo

Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com