TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anencefalia

Resenha: Anencefalia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Resenha  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  343 Visualizações

presidência da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) “lamenta profundamente a decisão tomada pela STF (Supremo Tribunal Federal), liberando o aborto de fetos anencefalo.

Devido à má-formação do cérebro e do córtex, o que leva o bebê a morte logo após o parto. A antecipação do parto de um feto anencefalo passa a ser voluntaria , caso a gestante manifeste o interesse e não queira prosseguir poderá solicitar serviço gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de autorização judicial.

A anencefalia é definida na literatura médica como a má-formação do cérebro e do córtex do bebê, havendo apenas um resíduo do tronco encefálico. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), a doença provoca a morte de 65% dos bebês ainda dentro do útero materno, e nos casos de nascimento, sobrevida de algumas horas ou no Maximo, dias. Alguns especialistas defendem que o direito dessas crianças á vida deve ser respeitada, enquanto outros alertam para os riscos e traumas de uma gestação desse tipo.

“Anencefalia é um defeito congênito, que atinge o embrião por volta da quarta semana de desenvolvimento, ou seja, numa fase muito precoce. Em função dessa anomalia, ocorre um erro no fechamento do tubo neural, sem o desenvolvimento do cérebro”.

O feto anencefalo não tem viabilidade de desenvolver uma vida extra-uterina. A anencefalia é um trauma para todos, não só para a gestante.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com