TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais Competindo Por Sobrevivencia

Artigos Científicos: Animais Competindo Por Sobrevivencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Os animais se apresentam de diversas formas, podem ser microscópicos como o ácaro ou gigantescos como a baleia azul. Podem apresentar uma estrutura biológica simples como uma esponja-do-mar ou um sistema complexo como o dos mamíferos.

Basicamente, os animais são divididos em vertebrados e invertebrados. Todos são constituídos por uma variada gama de células e diferenciam-se principalmente pela presença ou ausência de um sistema nervoso central.

Curiosidades do mundo animal

A maioria dos animais são criaturas bem conhecidas, outros são particularmente estranhos, como é o caso do ornitorrinco, um bichinho esquisito com bico de pato, pelos e patas com membranas. A revista Nature classificou esse animal como sendo réptil, pássaro e mamífero ao mesmo tempo.

O fundo do mar nos reserva muitas surpresas, algumas espécies parecem monstros saídos diretamente de um filme de ficção científica, com formas e aspectos assustadores. O Tamboril é exatamente assim, trata-se de um peixe que vive nas regiões abissais dos oceanos e que atrai suas presas com pequenos filamentos luminescentes que saem de sua cabeça.

Além da aparência alguns animais surpreendem por seus hábitos estranhos, como o hipopótamo que ao evacuar espalha com o rabo as próprias fezes para evitar a aproximação de insetos e demarcar território.

O reino animal ou animália (Metazoa) é composto por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento, sendo portanto, uma característica muito marcante que os diferem, por exemplo, do reino vegetal (Plantae). Além disso, são seres sensíveis, uma vez que apresentam sistema nervoso e muscular, visto que esse tecidos biológicos possuem capacidade de responder e interagir no meio ambiente em que vivem.

Não obstante, em sua maioria, os seres que pertencem ao reino animal possuem capacidade de locomoção, sendo divididos em animais vertebrados, ou seja, aqueles que possuem vértebras; e os animais invertebrados, de modo que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal.

Características do Reino Animal

Eucariontes (células com núcleo celular)

Heterótrofos (não produzem o próprio alimento)

Aeróbicos: (respiração aeróbica com presença de oxigênio)

Não possuem celulose e clorofila (aclorofilados)

Possuem tecidos e órgãos

Pluricelulares (Multicelulares)

Existência de tecidos: nervoso e muscular

Presença de Celoma (cavidade embrionária)

Filos do Reino Animal

Dentre os animais vertebrados e invertebrados, o reino animal é subdividido em diversos filos, a saber: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, equinodermos moluscos, artrópodes, anfíbios, répteis, mamíferos, aves e peixes.

Animais Vertebrados

Os animais vertebrados são pertencentes ao filo cordata, marcados pela presença da medula espinhal e coluna vertebral. São divididos em 5 categorias, a saber:

Anfíbios: Animais que passam por uma metamorfose corporal, uma vez que quando nascem possuem respiração branquial e quando crescem adquirem a respiração pulmonar, é o caso dos sapos, rãs e pererecas.

Répteis: Possuem respiração pulmonar e corpo coberto de escamas ou carapaça e vivem na água ou na terra, por exemplo, tartaruga, jacarés, lagartos.

Mamíferos: Corpo coberto de pelos e respiração pulmonar, as fêmeas dos mamíferos possuem mamas, por exemplo, ser humano, gatos, cachorros, etc.

Aves: Corpo coberto de penas, as aves são animais ovíparos com respiração pulmonar, por exemplo, galinha, avestruz, ema, pinguim, papagaio, etc.

Peixes: Corpo coberto por escamas e respiração por meio de brânquias (branquial), por exemplo, dourado, arraia, tubarão, etc.

Animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com