TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais Marinhos

Artigo: Animais Marinhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 8

PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR l

ANIMAIS MARINHOS

3886795554

Professor: DJALMA SILVEIRA

Belo Horizonte 18 de junho de 2013.

RESUMO

A finalidade desse trabalho é desenvolver uma pesquisa e prática reflexiva sobre a transdisciplinaridade e a subsequente geração de projetos que visem sua implementação nas áreas correntes do conhecimento, do ensino, do trabalho, considerando as inter-relações existentes entre elas.

O desenvolvimento das competências estabelecidas foram analisadas a partir de entrevistas, antes e após estudos orientados sobre a transdisciplinaridade e observações do desenvolvimento de um projeto transdisciplinar. A abordagem metodológica utilizada que os professores desenvolvessem a maior parte das competências necessárias para a implementação em sala de aula de projetos transdisciplinares.

A transdisciplinaridade tem com base a teoria da complexidade. Como afirma MARIOTTI (2000). “o pensamento complexo configura uma nova visão do mundo, que aceita e procura entender as mudanças constantes, sem negar a contradição, a multidisciplinaridade, a aleatoriedade e a incerteza, mas conviver com ela”.

Os projetos transdisciplinares são vivências curriculares que, sobretudo, alardeiam a necessidade de atitudes coletivos como resposta ás situações complexas da vida.Sendo assim , os projetos serão trabalhados por dois professores ao mesmo tempo , permitindo que haja um descondicionamento mútuo do pensamento e das ações.

Palavra-chave: transdisplinaridade, pedagogia por projetos transdisciplinares.

INTRODUÇÃO

A prática transdisciplinar procura conceber e implementar situações em que as crianças possam se deparar com a complexidade da vida, vivenciando atitudes de cooperação, solidariedade, respeito mútuo, amizade etc.

A reforma de pensamento mundial, que busca superar a visão racionalista e linear, tem apontado para uma abordagem sistêmica e transdisciplinar do conhecido. No Brasil, essa nova forma de pensar fundamenta os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que são os referenciais para a reforma do ensino infantil brasileiro. Os PCN propõem a superação da visão fragmentada do conhecimento, característica do ensino tradicional, com a implementação na sala de aula do enfoque sistêmico, contextualizado e centrado no desenvolvimento de competências. Essa mudança no âmbito da prática docente não constitui uma tarefa fácil, visto que a ideia da fragmentação dos saberes que se consolidou com o pensamento cartesiano-mecanicista (CAPRA, 1996) infiltraram-se nas escolas e, tanto educadores e educandos vêm adquirindo conhecimento em uma perspectiva fragmentada do mundo.

• Temática

Determina o tema é o ponto de partida para elaboração de um projeto,pode pertencer ao currículo oficial,proceder de uma experiência atual dos alunos ou originar-se de um fato da atualidade ou surgir de um problema proposto pelo professor.

• Justificativa

Porque estudar o tema e qual o principio do tema, ou seja de onde partiu a necessidade de estudar,este conteúdo analise de necessidade de projeto,levantamento de conhecimento prévio do aluno.

• Objetivo

Qual objetivo pretendo alcançar com tal estudo,listar os conhecimentos a serem trabalhados, as competências,atitudes e habilidades, a serem desenvolvidas.

• Desenvolvimento

Quais ações vou desenvolver para atingir os objetivos que desejo alcançar,busca de informações pesquisa sistematização e produção de informação,na fase de execução

É fundamental a atuação do professor no acompanhamento do trabalho.

• Avaliação

Avaliar a participação e interesse dos alunos em relação a cada etapa desenvolvida é um processo continuo de pesquisa interpretar os conhecimento habilidades e atitudes dos alunos tendo em vista mudanças esperadas no comportamento proposto nos objetivos afim de que aja condições de decidir sobre alternativas do planejamento de trabalho do professor e da escola como um todo,e tem como função : diagnostica, controladora e satisfatória,avaliação é um meio e não um fim

Etapas que envolvem a elaboração de um projeto educacional.

• Fazer um balanço do ano que passou e refletir em grupo: Depois de tomar contato com as políticas públicas, o coletivo escolar reúne-se para definir diretrizes, receber os novos professores e organizar as turmas para o novo ano.

• Eleger os conteúdos e criar o plano anual dos professores: Com o coordenador, os responsáveis por classes e séries cruzam informações e montam uma grade coerente com o que os alunos precisam aprender.

• Hora de fechar o foco na própria classe e pensar nos detalhes: o professor monta o horário semanal, prepara as atividades e faz o levantamento de recursos materiais necessários para as aulas.

• Tema, objetivo e avaliação devem ser definidos: Antes de partir para o plano deve-se dividir em etapas o planejamento de um determinado período (bimestre, ou quadrimestre, por exemplo), rever o assunto a ser tratado e defini-lo como primeiro tópico da lista.

• Organize o material: sempre ter de fácil acesso, o material a ser trabalhado com os alunos.

Não basta saber falar e escrever; é preciso dominar a linguagem para participar da vida do bairro, da cidade e do país. Pelo uso da linguagem, escolhendo as palavras certas para cada tipo de discurso, as pessoas se comunicam, trocam opiniões, têm acesso as informações, protestam e fazem cultura. Isto se chama transdiciplinaridade.

O papel do professor é mostrar o como elaboração de aprendizado para entender o mundo. É necessário favorecer a postura reflexiva e investigativa e colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação.

Essa preocupação em formar “cabeças pensantes” que saibam entender e se expressar em diferentes situações atravessará todos os ciclos do ensino. É uma nova postura de ensino que procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com