TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anorexia

Pesquisas Acadêmicas: Anorexia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar grave, associado a altas taxas de mortalidade. Esta condição se caracteriza pela intensa perda de peso, de modo intencional, ocasionada por restrição alimentar e motivada pela distorção de imagem corporal dos pacientes.

O aumento do número de indivíduos com AN nas últimas décadas impulsionou o desenvolvimento de pesquisas com o objetivo de tornar os critérios diagnósticos mais acurados(2,4-7). Atualmente, O DSM IV-TR(8) estabelece os seguintes critérios para o diagnóstico de AN:

1. Recusa ou dificuldade para manter o peso dentro de uma faixa considerada normal, bem como fracasso em ter o peso esperado durante o período de crescimento, levando a um peso corporal menor que 85% do esperado.

2. Medo intenso do ganho de peso ou de se tornar gordo, que não é aliviado pela diminuição do peso corporal, mesmo quando o indivíduo atinge um peso abaixo do mínimo para a altura.

Clínicos da área destacam que frequentemente esta preocupação aumenta na medida em que o peso real diminui(3,6,9);

3. Negação e dificuldade de aceitar o baixo peso e as formas corporais, com destaque para queixas associadas a determinadas partes do corpo, como abdome, nádegas e coxas. Além disso, é comum que estes indivíduos se pesem repetidas vezes e façam medições obsessivas de partes do corpo, além de fazerem uso persistente de espelhos para a verificação das áreas percebidas como fora dos padrões aceitáveis.

4. No caso de mulheres pós-menarca, a amenorreia (ausência de, pelo menos, três ciclos menstruais consecutivos) é também um critério diagnóstico para AN. Destaca-se que a amenorreia em geral, é uma consequência da perda de peso, mas, em uma minoria dos indivíduos, pode precedê-la(3,10).

Transtornos Associados

Quando seriamente abaixo do peso, muitos pacientes com Anorexia Nervosa manifestam sintomas depressivos, tais como humor deprimido, retraimento social, irritabilidade, insônia e interesse diminuído por sexo. Esses pacientes podem ter quadro clínico e sintomático que satisfaz os critérios para Transtorno Depressivo Maior. Muitos dos aspectos depressivos podem ser secundários às sequelas fisiológicas e clínicas da desnutrição. Os sintomas de perturbação do humor devem, portanto, ser reavaliados após uma recuperação completa ou parcial do peso.

Causas

Não se conhecem as causas fundamentais da Anorexia Nervosa. Há autores que evidenciam como causa a interação sociocultural mal adaptada, fatores biológicos, mecanismos psicológicos menos específicos e especial vulnerabilidade de personalidade.

Epidemiologia

A taxa de prevalência de pacientes com anorexia é de 1% e, destes, cerca de 90% dos casos são em mulheres. A doença acomete mais freqüentemente classes sociais mais elevadas. A anorexia surge em 45% dos casos após dieta de emagrecimento; em 40% por ocasião de uma situação competitiva. Algumas profissões ligam esbelteza com realizações, e populações especiais (notavelmente bailarinas e modelos) demonstraram ter um risco incomumente alto para o desenvolvimento de transtornos alimentares.

Tratamento

Uma das primeiras dificuldades é a que diz respeito à aderir o paciente ao tratamento, pois,a negação da doença é muitas vezes parte integrante do quadro. As pacientes com anorexia nervosa em geral desconfiam dos médicos, os quais elas percebem como inimigos e interessados apenas em realimentá-las, em fazê-las perder a vontade de controlar seus pesos. Portanto, o médico deve encorajar hábitos alimentares normais e ganhos de peso sem que isto se torne o único foco do tratamento.

A anorexia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com