TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anotações sobre o art grego

Seminário: Anotações sobre o art grego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Seminário  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo sobre Arte Grega.

*Diferente de outras artes, a arte grega tem uma ligação muito forte com a inteligência, pois seus reis não eram deuses e sim seres inteligentes e justos, que se preocupavam e dedicavam ao bem do povo.

* Contemplavam a natureza, e tinha como base a vida e tentava expressar através de suas artes.

* Características: racionalismo, amor pela beleza, democracia e a medida das coisas.

- Arquitetura

* Na arquitetura, o que mais despertou interesse foram os templos. Eram construiídos sobre uma base de três degraus, no qual o degrau mais elevado era chamado de estilóbata.

* Haviam três modelos que eram construídos os monumentos: dórica, jônica e coríntia.

* Ordem Dórica: Simples e maciça, o fuste da coluna era monolítico e grosso e seu capitel era uma almofada de pedra. Por sua simplicidade, passava uma ideia de solidez e omponência.

* Ordem Jônica: representava a graça e o feminino. A fuste de sua coluna era mais delgado e não se firmava diretamente no estilóbata e sim sobre uma base decorada. Seu capitel era formado por duas espirais unidas por curvas. Traduzia a forma da mulher.

* Ordem Coríntia: Tinha seu capitel formado por folhas de acanto e quatro espirais simétricas. Transmitia a ideia de luxo e ostentação.

* Principais monumentos: Teatros, templos, ginásios e praças.

- Pintura

*A pintura se encontrava em vasos de cerâmica. Além de serem utilizados como ornamentação, serviam para rituais religiosos e armazenamento de mantimentos. Sua forma correspondia à função de cada um.

* Ânfora: vasilha em forma de coração, com gargalo largo ornado com duas asas.

* Hidra: três asas, uma delas vertical para segurar enquanto escorria a água e duas para levantar.

* Cratera: tinha um gargalo muito largo, e forma de um sino invertido, usado para misturar água com vinho, já que nunca bebiam o vinho puro.

* As artes nos vasos representavam o cotidiano das pessoas e cenas da mitologia. Exéquias foi o maior pintor de figuras negras.

* Dividia-se em três grupos: figuras negras sobre fundo vermelho, figuras vermelhas sobre fundo negro e figuras vermelhas sobre fundo branco.

- Escultura

* O antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável. Havia além de equilíbrio, perfeição e impressão de movimento.

* No período Arcaico, apareceram esculturas simétricas, com a posição frontal tendo o peso do corpo dividido igualmente sobre as duas pernas. Usavam mármore.

* No período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas. Surge também o nu feminino, já que no período Arcaico, as figuras femininas eram esculpidas vestidas. Usavam bronze.

* No período Helenístico observava-se o naturalismo. Eram representados segundo suas emoções e o estado de espírito.

* Os principais artistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com