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Antologia de poemas de Raymundo Correia e Alberto de Oliveira

Resenha: Antologia de poemas de Raymundo Correia e Alberto de Oliveira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

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Antologia de poemas de Raimundo Correia e Alberto de Oliveira, destacando elementos da forma e de conteudo relacionado a estetica pernasiana. Pesquisar poemas sobre outros autores e porque os poemas e autores são parnasianos.

Características Parnasianas

⦁ postura anti-romântica

⦁ objetividade temática

⦁ arte pela arte

⦁ culto da forma - representada pelos sonetos, versos alexandrinos (12 sílabas poéticas, rima rica, rara e perfeita)

⦁ tentativa de atingir a impassibilidade e a impessoalidade

⦁ universalismo

⦁ descrições objetivas da natureza e de objetos

⦁ retomada da Antiguidade Clássica com seu racionalismo e formas perfeitas

⦁ surge a poesia de meditação, filosófica - mas artificial

Raimundo Correia

Os poemas de Raimundo Correia dentro do parnasiano representa um momento de descontração e de investigação

Seus poemas quase sempre são um meio termo, por exemplo em "As Pombas" tem caracteristicas parnasianas , porém ela também é bem simbolica.

Muitos de seus poemas são marcados por um forte pessimismo, desilusão, o fim do sonho, chegando até a ser sombrios . Ao analisar a obra de Raimundo Correia percebe-se que há nela uma evolução. Ele iniciou sua carreira como romântico, depois adotou o parnasianismo e, em alguns poemas aproximou-se da escola simbolista.

Alberto Oliveira

Alberto de Oliveira foi uma especie de lider do parnasianismo e, ao mesmo tempo, o poeta que melhor se adequou aos principios do movimentos. Sua poesia é fria e intelectualizada, com um gosto acentuado pelo presiosismo formal e linguistico. Ele defendia "a arte pela arte". Sempre permaneceu fiel ao Parnasianismo e à margem dos acontecimentos históricos.

Mestre na estética em sues poemas, e com sua temática presa à descrição, desde a natureza até meros objetos, exaltando-lhes a forma. Perfeição formal, métrica rígida e linguagem extremamente trabalhada, chegando, por vezes, ao rebuscamento.

Sua obra revela uma gradativa evolução, passando de uma linguagem difícil, vinculada aos temas exóticos de mitologia greco-latina para uma linguagem mais clara e ligada aos temas brasileiros. Revela um gosto especial pela descrição, como nos poemas “O Muro”, “A Estátua”, “O Vaso Grego” etc. Em sua obra

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