TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antraquinonas

Tese: Antraquinonas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

ANTRAQUINONAS...

É, um composto orgânico sintético de fórmula c14h8o2, peso molecular 208 g/ molécula grama e densidade aproximadamente igual a 1,44 g/cm, ela é sintetizada a partir do Antraceno , que é derivado do Alcatão do carvão mineral ou da hulha , nessa síntese, reage-se o Antraceno com ar e ácido nítrico .Há entretanto outros mecanismos para as obtenção , a Antraquinona , mostra muitos usos industriais, em geral como catalisador, como é o caso da fabricação da água oxigenada, ou , peróxido de hidrogênio.

Sua utilização engloba razões que envolvem desde aspectos voltados as questões ambientais até incrementos de produção, a utilização de Antraquinona, como aditivos em processos alcalinos de produção de celulose, Data da segunda metade da década de setenta, quando se descobriu que sua presença, mesmo em baixas dosagens, propiciava, alem de aumento de rendimento, incremento notas de deslignificação, resultando em menores teores de lignina residual na polpa marrom.

A Antraquinona apresenta uma característica peculiar que apesar de não ser uma enzima, lhe permite de atuar em pequenas dosagens , o principio de atuação é por meio de um ciclo redox entre carboidratos e ligninas, dessa forma ela atua no processo de polpação contribuindo na preservação dos carboidratos e também no fracionamento de ligninas com isso promove a oxidação do grupo terminal redutor dos carboidratos , aldeídos e carboxílico, restringindo as reações de despolimerização terminal(peeling), favorecendo o rendimento do processo , e o produto, Antrahidroquinona (AHQ), promove redução de ligninas causando clivagem das ligações b-aril éter, acelerando sua dissolução por meio , essa aceleração de deslignificação também contribui para o incremento de rendimento do processo.

Na técnica:

Foi dissolvido em ebulição 5 g de antraceno em 200 ml de ácido acético glacial, em balão de fundo redondo, seco, ao qual se adapta condensador de refluxo, também seco, por meio de rolha de cortiça, pois o Antraceno não dissolve no acido acético glacial porque ele é aromático e hidrocarboneto , e após ebulição foi desligado a partir do momento em que o Antraceno foi dissolvido completamente,mantendo em resfriamento parcial. Após o resfriamento foi adicionado 7,5 g de Acido Sulfurico, saindo da cor amarela , indo para um verde esgoto, Em seguida, procedeu à oxidação gotejando, por meio de funil de decantação, sobre a mistura reacional, de modo a manteve a ebulição, uma solução saturada contendo 20 g de Na2Cr2O7 . 2H2O. , na qual perante nós, o liquido mudou mais uma vez de verde esgoto para um liquido verde musgo consistente e pastoso A reação foi rápida e após isso, foi aquecido à ebulição por mais de 30 minutos.

Foi filtrada e lavada 3x com água destilada até neutralidade, separando a parte solida como alguns cristais. Sendo utilizada essa parte solida como a reação de confirmação, na qual foi colocado o solido em um tubo de ensaio com 2 lentinhas de NaOH e um pouco de Zn(zinco) em pó e 2ml de água.

O teste tornou-se positivo pelo fato da cor ter ficado vermelha, atribuída a formação de antranol e desapareceu com apenas uma agitação no tubo de ensaio dando a antraquinona original.

Podemos concluir que...

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com