TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da aula Pratica: Pesquisa de Antraquinonas

Por:   •  27/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS ITUMBIARA

Curso de Farmácia

ALYNE ANDRADE OLIVEIRA

JESSICA LEINE

RAFHAELA CESAR MARTINS

                                             

Relatório da aula Pratica: Pesquisa de Antraquinonas

Itumbiara-GO

2017

        ALYNE ANDRADE OLIVEIRA

JESSICA LEINE

RAFHAELA CESAR MARTINS

Relatório da aula Pratica : Pesquisa de Antraquinonas

Relatório de Farmacognosia I  do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Itumbiara orientado pela

Professor (a): Dra Cristiane de Oliveira Bolina,para obtenção de nota do segundo bimestre.

                                                                 

                                                                   

                                                              Itumbiara-GO

2017

Introdução

As antraquinonas são quimicamente definidas como substâncias fenólicas derivadas da dicetona do antraceno. Os derivados antraquinônicos são frequentemente compostos alaranjados, algumas vezes observados in situ, como na cáscara-sagrada. São geralmente solúveis em água quente ou álcool diluído. Podem estar presentes nos fármacos na forma livre ou na forma de glicosídeo, isto é, na qual uma molécula de açúcar está ligada nas formas de O- e C-glicosídeo, em várias posições.

O teste de Bornträger é frequentemente usado para detecção de antraquinonas livres, onde coloração rósea, vermelha ou violeta é desenvolvida em meio básico. Os micros sublimação também são empregados para sua caracterização, uma vez que as antraquinonas passam diretamente do estado sólido para o gasoso, cristalizando-se sob a forma de agulhas amarelas.

As antraquinonas são empregadas terapeuticamente como laxativas e catárticas, por agirem irritando o intestino grosso, aumentando a motilidade intestinal e, consequentemente, diminuindo a reabsorção de água.

A cáscara-sagrada tem como nome científico de Rhamnus purshiana D.C e pertence a família Rhamnaceae. É uma planta nativa da região do Oregon, nos Estados Unidos. Muito conhecida por sua função depuratória, é utilizada como laxante (laxativo antraquinônico), sendo famoso seu uso no combate à constipação intestinal, não apenas pela população europeia, mas também em outras regiões do mundo. A cáscara-sagrada é contraindicada principalmente na gravidez, pois os derivados antracênicos podem provocar aborto.

O sene é conhecido também pelo seu nome científico de Cassia angustifólia Vahl e pertence a família Leguminosae. Os folíolos são partes da planta utilizada para fins terapêuticos e estes apresentam  com  odor fraco, entretanto característico e sabor um tanto mucilaginoso e amargo. O sene uma planta originária da Índia e Somália, foi introduzida na fitoterapia no século IX, e é um dos fármacos mais conceituados como purgativo, por não provocar inflamações secundárias muito comuns quando se utilizam purgativos drásticos.

Objetivo

Investigar a presença de antraquinonas livre por meio da reação direta de Borntrager para extrato da cásacara-sagrada e investigar o mesmo pela reação direta de Borntrager com hidrolise ácida para glicosídeos antraquinônicos sene.

Materiais

Tubos de ensaios

Suporte para os tubos de ensaios

Funil

Pipeta de Pasteur

4 Proveta de 10 ml

Bico de banshee

Manta

Componentes

 Cascará-Sagrada

NH4OH (Hidróxido de amônio)

Sene

Álcool a 25%

H2SO4 a 5% ( Ácido sulfúrico)

CHCl3 (clorofórmio)

NH4OH (Hidróxido de amônio)

Algodão

Procedimento Experimental

1-Reação de Borntrager direta

Para antraquinonas livres: Cáscara – sagrada                                                          

  • Pesou-se 2 g de cascará-sagrada e mediu se com uma proveta 5 ml de solução  NH4OH (Hidróxido de amônio) .Com um auxilio de um funil colocou-se a cascará-sagrada em um tubo de ensaio e adicionou a solução de hidróxido de amônio, agitou levemente.

Reação Positiva  coloração rósea ou avermelhada

2- Reação de Borntrager com prévia hidrólise ácida

Para glicosídeos antraquinônicos: sene

  • Pesou-se 1g de sene, mediu-se com as provetas 8 ml de álcool a 25%; 4 ml de solução H2SO4 a 5% ( Ácido sulfúrico); 5 ml de CHCl3 (clorofórmio) e 5 ml de solução  NH4OH (Hidróxido de amônio).
  • Em um tubo de ensaio colocou se a sene e adicionou o álcool a 25%, levou para ferver sobre uma manta no bico banshee e deixou por 1 min depois que começou a ferver, após a ebulição ficou em repouso por alguns minutos.
  •  Adicionou o Acido sulfúrico em outro tubo de ensaio e filtrou por algodão a solução resfriada para o tubo com Acido sulfúrico, levou para aquecer levemente sobre a manta no bico banshee.  
  • Após aquecer levou a torneira para resfriar e adicionou o clorofórmio, extraiu cuidadosamente por cerca de 3 min e decantou a camada orgânica com um auxilio de uma pipeta de Pasteur para um tubo de ensaio, em seguida adicionou hidróxido de amônio e agitou fortemente deixando em repouso.

Reação Positiva  coloração rósea ou avermelhada na fase aquosa

Resultados e discursão

O teste direto de Borntrager para a droga vegetal da Cáscara-Sagrada indicou uma reação positiva para antraquinonas, com a formação da coloração vermelha após adição de 5 ml de hidróxido de amônio na amostra obtendo duas fases devido a polaridade distinta. A exposição do vegetal em meio alcalina forma fenolatos, que devido ao deslocamento para um comprimento de onda maior da banda de absorção (deslocamento batocrônico), exibem a coloração vermelha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com