TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FARMACOGNOSIA ANTRAQUINONAS

Por:   •  29/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  8.116 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Aula prática: Identificação química de Antraquinonas em plantas medicinais

FARMACOGNOSIA

Professora: Cláudia

Alunos: Aryadne Vieira – RA: B59582 -1

Isabelly Xavier – RA: B73811-6

Emanuela Santana – RA: B7483J-4

Murillo Vaz – RA: B344AD-3

Nara Rúbia Fiuza – RA: B78426-1

Natália Ataíde – RA: B962CI-4

  • INTRODUÇÃO

As antraquinonas são quimicamente definidas como substâncias fenólicas derivadas da dicetona do antraceno. Os derivados antraquinônicos são frequentemente compostos alaranjados, algumas vezes observados in situ. São geralmente solúveis em água quente ou álcool diluído e podem estar presentes nos fármacos na forma livre ou na forma de glicosídeo, isto é, na qual uma molécula de açúcar está ligada nas formas de O- e C-glicosídeo, em várias posições.

O teste de Bornträger é frequentemente usado para detecção de antraquinonas livres, onde coloração rósea, vermelha ou violeta é desenvolvida em meio básico. A microssublimação também é empregada para sua caracterização, uma vez que as antraquinonas passam diretamente do estado sólido para o gasoso, cristalizando-se sob a forma de agulhas amarelas.

As antraquinonas são empregadas comumente como laxativos e catárticos, por agirem irritando o intestino grosso, aumentando a motilidade intestinal e, consequentemente, diminuindo a reabsorção de água.

O Sene é conhecido também pelo seu nome científico de Cassia angustifolia Vahl e pertence a família Fabaceae. Os folíolos são a parte utilizada para fins fitoterápicos e estes se apresentam com odor fraco, entretanto característico e sabor mucilaginoso e amargo. O Sene é uma planta originária da Índia e Somália, cujo sua introdução na fitoterapia foi feita por médicos árabes no século IX. Os senosídeos, principais componentes presentes nessa droga vegetal, irritam a mucosa do intestino grosso provocando fortes contracepções musculares e dando origem a movimentos intestinais cerca de 6 horas após a ingestão da dose. Impede também a absorção de água cloro e sódio, e aumenta a secreção de potássio, impedindo assim a absorção dos líquidos contidos no intestino grosso, contribuindo para manter as fezes moles. Desta forma o sene é especialmente adequado quando se necessita que as fezes sejam moles, agindo como um bom laxante, em curto prazo. 

  • OBJETIVO

- Investigar a presença de antraquinonas livres por meio da reação direta de Bornträger para extrato de Senna alexandrina Mill (Sene) e a presença de antraquinonas O- e C- glicosídicas para a mesma droga pelo método indireto de Bornträger;.
- Comparar os resultados obtidos;

- Investigar a presença de antraquinonas livres por meio da reação direta de Bornträger para extrato da Cáscara Sagrada e a presença de antraquinonas para a mesma droga pelo método indireto de Bornträger.
- Comparar os resultados obtidos.

  • MATERIAIS UTILIZADOS

- Bastão de vidro;
- Bécker de 100 mL;
- Filtro de vidro;
- Algodão;
- Tubo de ensaio;
- Balança Analítica

  • DESENVOLVIMENTO
  1. Ensaio de identificação para antraquinonas livres por reação de Bornträger direta em Sene

    Primeiramente, foram pesados em um tubo de ensaio previamente tarado o referente a 0,2654g da droga Senna alexandrina Mill (Sene) pulverizada.
    Após foram adicionados 4 mL de CH3Cl a esta mistura, que foi agitada em seguida com auxílio do bastão de vidro por 2 minutos. A observação de leve coloração amarelada no extrato poderia indicar a presença das antraquinonas livres. Para confirmação o extrato obtido foi então separado por filtração com algodão para um outro tubo de ensaio. Ao tubo contendo o extrato foram adicionados 3 mL de solução de NH4OH a 25%, e após leve agitação foi verificado se havia a formação de coloração rósea ou avermelhada na fase aquosa do tubo de ensaio. 
  2. 1,0 da droga, transferir para Cápsula de Porcelana. Aquecer em Tela de Amianto, coletar os vapores sublimados em Lâmina e observar ao microscópio.

  • CONCLUSÃO

O resultado obtido por meios dos testes de identificação direito e indireto de Bornträger apontam a presença de antraquinonas livres tanto no Sene (Senna alexandrina Mill) quanto na Cáscara Sagrada enquanto que antraquinonas C- e O- glicosiladas só estão presentes no Sene. O resultado está de acordo com o que a literatura especifica em termos de constituintes químicos para cada droga, sendo o teste de Bornträger eficaz na detecção dos citados derivados antraquinônicos além de ser de prática e rápida execução, podendo ser facilmente reprodutível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com