TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Critica

Ensaios: Análise Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  271 Visualizações

UNIVERSIDADE E COMPROMISSOS SOCIAIS

RESUMO CRÍTICO

O capitulo que fala sobre os compromissos que a universidade tem perante a sociedade. Observamos que existem varias escalas ate chegarmos a grade da universidade, vai do mais básico, que são cursos que devem ser aprovados pelo conselho nacional da educação ate se formar uma universidade onde à varias áreas, com bastante foco em pesquisas.

A universidade tem como uma obrigação de oferecer ensino de qualidade, atividades em pesquisas e cursos de extensão. Na época dos jesuítas o conhecimento era pronto e terminado, o professor ensinava e o aluno memorizava. O estudo não tinha profundidade em busca de novos conhecimentos. Após essa era começou a se formar profissionais burocratas para funcionamento do Estado.

Depois de tudo isso ai sim começaram a entender melhor e acompanhar o avanço tecnológico e da ciência, através de pesquisas. No século seguinte ( XX ) começou a se construir a universidade de estudos técnicos e liberais, pois faltava saber resolver os problemas, que vem logo em seguida da mesma. Formando assim uma universidade voltada para a cidadania, responsável com a sociedade e uma boa formação profissional para atender a demanda de trabalho lá fora.

O capitulo é bem interessante: possui uma linguagem clara e objetiva fácil de compreender e de se familiarizar e vivenciar, afinal estudamos num marco da história, a universidade.

DMITRUK, Hilda B. Universidade e compromissos sociais. In: DMITRUK, Hilda B. (Org.). Cadernos metodológicos: diretrizes do trabalho científico. 8º ed. rev. e ampl. Chapecó: Argos, 2012. p 25-59.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com