TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Custo/Volume/Lucro

Ensaios: Análise Custo/Volume/Lucro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  3.361 Palavras (14 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 14

NOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina

Artigo:

Análise Custo/Volume/Lucro

VIDEIRA SC – AGOSTO/2012

RESUMO

Este artigo relata o estudo da Análise de Custos/Volume/Lucro com exemplo de uma empresa de produção de pizzas.

Também são demonstrados as Margens de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que o processo de planejamento empresarial envolve a seleção de objetivos, bem como a definição dos meios para atingir tais objetivos.

Neste sentido, cabe assinalar que a maximização dos lucros constitui o objetivo mais relevante e clássico de qualquer organização empresarial com fins de lucro. Contudo, o lucro é uma variável-resultado, ou seja, é a conseqüência final da gestão empresarial, para qual concorrem muitas outras variáveis tais como receitas, custos, despesas, volume ou nível de atividade etc.

Por esta razão, para a alta administração das organizações empresariais, é de vital importância dispor de uma técnica de análise que permita estudar os inter-relacionamentos entre as variáveis acima mencionadas, bem como a influência das mesmas em relação ao lucro.

Tal técnica existe e é conhecida como Análise de Custo-Volume-Lucro (ACVL).

DESENVOLVIMENTO

Análise de Custo-Volume-Lucro (ACVL)

As diversas decisões gerenciais requerem a análise atenta do comportamento de custos e lucros em função das expectativas do volume de vendas. No curto prazo, a maioria dos custos e preços dos produtos da empresa, podem, em geral, serem determinados. A principal incerteza não está

relacionada com custos e preços dos produtos, mas com a quantidade que irá ser vendida. A ACVL aponta os efeitos das mudanças nos volumes de vendas na lucratividade da organização.

A ACVL é uma das mais básicas ferramentas de avaliação utilizadas pelos gerentes. Esta análise examina o comportamento das receitas e custos totais, dos resultados das operações decorrentes de mudanças ocorridas nos níveis de saídas (vendas), de preços de venda, custos variáveis por unidade ou custos fixos. Em geral, os administra-dores usam esta análise como uma ferramenta para ajudá-los a responder questões que envolvam expectativas quanto ao que acontecerá com o lucro se houverem modificações nos preços de venda, nos custos e no volume vendido.

A ACVL abrange os conceitos de Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança.

Um dos conceitos de Margem de Contribuição, é que ele representa o valor com que cada unidade de um produto fabricado e comercializado contribui para cobrir os custos de operação (fixos) da empresa. Obtém-se, portanto, a Margem de Contribuição pela dedução dos custos diretos (ou variáveis) do valor de venda.

Pode ser dividido em:

* Margem de contribuição Total (MC): diferença entre a receita de vendas (R) e os custos variáveis (V). A margem de contribuição deve ser superior aos custos fixos para que a empresa possa estar operando com lucro. MC = R – CV

* Margem de contribuição unitária (Mcu): diferença entre o preço de venda do produto (p) e os custo variável unitário (v). Representa quanto cada unidade

adicional de um produto que é vendido pela empresa contribui para o aumento no lucro. Simbolicamente: Mcu = p –v.

* Taxa da Margem de contribuição: representa a relação entre a margem de contribuição e as receitas de vendas isto é:

% MC = MC/R

% MC = Mcu/p

Quanto ao Ponto de Equilíbrio, este é definido como o nível de atividade no qual o valor das vendas totais iguala os custos totais e a entidade não forma lucros nem sofre prejuízos. O Ponto de Equilíbrio é, portanto, o volume de operações que gera crédito nulo. Assim, a análise do ponto de equilíbrio é uma parte da ACVL e determina o nível de vendas em que os custos serão iguais às receitas.

A análise poderá responder a questões como:

* Qual o volume de vendas exigido para o ponto de equilíbrio?

* Qual o nível de vendas para obter determinado lucro desejado?

* Qual o lucro que pode ser esperado para um dado nível de vendas?

* Como a mudança no preço de vendas, nos custos variáveis, nos custos fixos ou na quantidade irá afetar os lucros?

Além dos conceitos de custos fixos e de custos variáveis, é preciso conhecer os seguintes conceitos:

O ponto de equilíbrio representa a quantidade que a empresa deve vender para ter um lucro igual a zero. A análise do ponto de equilíbrio pode ser feita por meio da expressão matemática ou por meios gráficos. Sua expressão encontra-se baseada nos conceitos, desenvolvidos anteriormente, de custos variáveis e fixos e variações desses custos a mudanças no volume de atividades.

Em relação à Margem de Segurança, este

consiste no excedente das vendas da empresa sobre as vendas no ponto de equilíbrio. Conseqüentemente, representa o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo para a empresa.

A ACVL está baseada numa série de supostos simplificadores, dentre os quais cabe mencionar os seguintes:

a) Os preços de venda permanecerão constantes para qualquer nível de atividade ou, em outras palavras, não há interdependência entre o preço unitário e o volume de produção. Este suposto garante que a receita será uma função linear, que dependerá apenas do volume de vendas e, conseqüentemente, poderá ser representada, grafica-mente, por uma reta.

b) Todos os custos e despesas podem ser decompostos em uma parte fixa e outra variável ou, em outras palavras, qualquer custo e/ou despesa poderá ser classificado como custo ou despesa variável, ou como custo ou despesa fixo. Este suposto inclui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com