TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Custo

Artigos Científicos: Análise De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 4

Custos

A origem histórica dos custos se confunde com o início do capitalismo, cujo marco inicial foi a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, no final do século XVIII em meados do século XIX. A Revolução Industrial encerrou a transição entre o feudalismo e o capitalismo, substituindo as ferramentas pelas máquinas, a energia humana pela energia motriz e o modo de produção doméstico pelo sistema fabril.

Os sistemas simples de produção não exigiam uma maior sofisticação nas pequenas empresas. Seu controle era, na maioria das vezes, executado pelo proprietário e não conseguiam mais dar sustentação às necessidades da época. Com o desenvolvimento industrial na Europa, houve uma preocupação de se apurar o resultado obtido na produção das empresas, pois, com o crescimento das mesmas, houve a necessidade de maior controle.

Para Leone (1997)

A Contabilidade de custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação, de desempenho, de planejamento e de controle das operações e de tomada de decisões.

Objetivos da Análise de Custos:

O objetivo maior da análise dos custos das empresas é o de servir de suporte como ferramenta dentro do processo de gestão. Principalmente quando se trata de: planejamento, controle e informação.

Planejamento - para que a empresa possa identificar as alternativas e depois possa optar pela melhor alternativa podendo, assim, maximizar o lucro da sociedade.

Controle - para que a empresa saiba exatamente o que ela tem em relação aos seus estoques, quanto ganha em relação às suas vendas, qual é o produto que deve incentivar no momento da venda, etc.

Informação - para que a empresa possa se posicionar quanto às decisões estratégicas do tipo: quantidade a ser produzida/vendida, se a empresa deve comprar ou fabricar, etc.

A palavra “custos” é muito utilizada e difundida em vários meios, seja no empresarial, nas áreas de administração e economia ou mesmo no dia-a-dia.

Conceitos básicos de Custos Empresariais:

São os gastos, despesas, e custos.

Gastos - para definir as transações financeiras em que há a diminuição do disponível ou a assunção de um compromisso em troca de algum bem de investimento ou bem de consumo. Ex: material de expediente, matéria-prima, consumo de água, serviços de fretes.

Despesa - é todo o gasto necessário para a geração de receitas. Não existe uma receita sem que antes haja uma despesa. Ex: impostos sobre vendas, propaganda e publicidade, aluguéis, comissões sobre vendas.

Custo - são todos aqueles gastos utilizados na produção de bens ou na prestação de serviços. Para Martins (1990) custo é “um gasto relativo a bem ou ao serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços”. Ex: matéria-prima, mão-de-obra direta, encargos sociais do pessoal da fábrica, materiais de embalagem.

Custo como elemento estratégico:

As mudanças de processos e comportamentos são o foco de um plano estratégico elaborado e posto em prática nas empresas. O perfil dos mercados de bens e serviços mostra que as empresas bem preparadas são sempre vitoriosas.

A boa gestão de custos tem seu grande objetivo na maximização dos lucros, cuja eficácia mais contundente é a conquista natural da liderança em custos. É esta a estratégia competitiva principal para levar uma empresa a conquistar mais fatias e permanência assegurada no mercado.

As estratégias competitivas, na busca de um novo caminho para a empresa enfrentar o futuro, passam, inevitavelmente, pela estruturação da teoria do seu negócio. A análise, estudo e formulação dessas estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com