TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Gramatica

Tese: Análise De Gramatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 9º ano: língua portuguesa/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 7. Ed – São Paulo: Saraiva 2012.

William Roberto Cereja é Mestre em teoria literária pela USP, doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor graduado em Português e Linguística e Licenciado em Português pela USP, além de professor na rede Particular.

Thereza Cochar Magalhães é professora graduada em Português e Francês e licenciada pela FFCL de Araraquara, SP. Mestra em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara. Professora da rede pública de ensino também em Araraquara.

No livro de Língua Portuguesa do 9º ano (8ª série) “Português Linguagens”, foi publicado no ano de 2012, tem como autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães que são as maiores referências para o ensino de Língua Portuguesa.

A sintaxe ocupa boa parte do livro em análise, sendo que é contextualizada com outros assuntos distintos.

Os autores iniciam a abordagem através de diferentes gêneros, em que primeiro constrói o conceito, trabalhando um gênero específico para depois conceituar o que é para o aluno, em que reserva um espaço no LD destinado para análise linguística. Nota-se também que os autores disponibilizam “caixas de textos” para melhor entendimento dos alunos, levando-os a uma reflexão sobre a língua em uso no cotidiano e também dá dicas gramaticais que correspondem a norma padrão.

Os autores partem de duas visões diferentes, o Funcionalismo que leva como fator principal a compreensão e a comunicação do interlocutor e a visão Formalista que se destina a questões com relação de como a língua é estruturada.

Este livro didático baseia-se na Linguística Contemporânea, e tem finalidades e métodos diferentes da Gramática normativa, pois geralmente a GT trás primeiro uma abordagem das Orações Coordenadas e depois as Subordinadas, e neste livro os autores fazem o inverso. Porém, em relação às atividades propostas no livro correspondem ao modelo da gramática normativa, pois é feito estudo da estrutura das frases soltas.

O livro está de acordo com as exigências estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs), por que leva em consideração o ponto de vista do aluno em relação ao conteúdo aplicado.

De acordo com o que foi observado no LD, as referências fazem relação às partes de sintaxe no livro, pois são elaboradas de forma a levar em consideração o público que deseja atingir, trazendo uma reflexão sobre o preconceito linguístico, baseando-se nos estudos sociolinguísticos de Marcos Bagno, já na perspectiva de Roxane Rojo corresponde ao que é estabelecido pelos PCNs, em relação a pratica de linguagem, os autores citados são linguistas.

Apesar de o livro ter um espaço para área de linguística, o que predomina é a gramática normativa, por que impõe regras e formas de utilização de palavras em frases soltas, tomando como base os estudos realizados por Evanildo Bechara, Mario Perine e entre outros gramáticos.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »