TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Por Via Seca - Ensaios Em Tubo

Pesquisas Acadêmicas: Análise Por Via Seca - Ensaios Em Tubo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 6

1- INTRODUÇÃO

Para fazermos análises analíticas, dispomos de diferentes métodos e técnicas. Um destes métodos é a analise por via seca, nesse tipo de análise não há necessidade de se dissolver a amostra, essa é utilizada no estado sólido. Geralmente as reações nesse tipo de análise são executadas sobre um aumento de temperatura. O aquecimento pode desencadear reações diversas, dependendo da natureza da amostra. As reações podem ser SUBLIMAÇÃO, DESIDRATAÇÃO, DECOMPOSIÇÃO, OXIDAÇÃO-REDUÇÃO.

A sublimação é um fenômeno físico-químico em que as partículas passam do estado sólido diretamente para o gasoso, ou acontece o inverso, as partículas gasosas passam diretamente para o estado sólido.

Já a desidratação é o fenômeno físico-químico, que implica na perda de água dos compostos sem alterar a composição molecular do material.

A reação de decomposição é aquela em que “Um único reagente quebra-se para formar duas ou mais substancias” (BROWN, T.; LEMAY, H.; BURSTEN, B., 2005 p.71).

Também temos a oxirredução que é uma reação em que um composto ganha elétrons e outro doa esses elétrons, de acordo com BROWN, T. LEMAY, H. BURSTEN, B. (2005, p.1160).

“Quando um átomo, íon, ou molécula se torna mais negativamente carregado (ganha elétrons), dizemos que ele reduziu. O ganho de elétrons por uma substância é chamado redução. Quando um agente perde elétrons, outro tem de ganhá-los; a oxidação de uma substância é sempre acompanhada pela redução da outra, já que elétrons são transferidos entre elas.”

Nessa prática vamos observar essas diversas reações e as mudanças de coloração, liberação de vapores, etc. Cada mudança é uma característica do tipo de reação e da natureza do sal envolvido.

2- OBJETIVOS

2.1 – OBJETIVO GERAL:

Observar os principais fenômenos que podem ocorrer com uma substância sólida quando aquecida e tentar identificar os principais fenômenos ocorridos.

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Observar uma reação de sublimação;

• Observar uma reação de desidratação;

• Observar uma reação de decomposição;

• Observar uma reação oxidação-redução;

• Observar os fenômenos ocorridos a partir de cada reação tais como coloração, desprendimento de gás, etc.

3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Nesta prática foram utilizados os seguintes instrumentos:

Materiais e reagentes

3.1. MATERIAIS

• Tubos de ensaio;

• bico de Bunsen;

• pinça;

• espátula;

• capela;

3.2. REAGENTES

• Cloreto mercúrico

• Sulfato de cobre pentahidratado

• Óxido mercúrico

• Nitrato de chumbo

• Fosfato biamoniacal

Para obter o resultado neste experimento utilizamos o seguinte procedimento:

3.3 - DESIDRATAÇÃO

Com ajuda de uma pequena espátula colocou-se em um tubo de ensaio uma pequena porção de sulfato de cobre pentahidratado (CuSO45H20), verificou-se a coloração do sal e em seguida, dentro da capela, aqueceu-se o tubo na chama do bico de bunsen, observando-se o que ocorria.

3.4 - SUBLIMAÇÃO

Com ajuda de uma pequena espátula colocou-se uma pequena porção de cloreto mercúrico (Hg2Cl2), em um tubo de ensaio bem limpo e seco, prendeu-se o tubo com uma pinça e levou-se o mesmo até a capela, aqueceu-se brandamente o composto na chama de um bico de Bunsen.

3.5 - DECOMPOSIÇÃO

Colocou-se uma pequena porção de óxido mercúrico(HgO) no interior de um tubo de ensaio, verificou-se sua coloração. Levou-se o tubo contendo o sal à capela e aqueceu-se o mesmo na zona de fusão do bico de Bunsen.

3.6 – OXIDAÇÃO - REDUÇÃO

Colocou-se em um tubo de ensaio uma pequena porção de nitrato de chumbo (Pb(NO3)2), na capela, aqueceu-se o tubo com auxilio de um bico de Bunsen. Observaram-se atentamente os fenômenos ocorridos.

4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 - DESIDRATAÇÃO

Inicialmente o sulfato de cobre pentahidratado apresentava uma coloração azulada, com o aquecimento o sal perdeu essa coloração, verificou-se a presença de um sólido branco e água nas paredes do tubo, também se ouviu estalos enquanto o sal era aquecido. As mudanças ocorridas podem ser explicadas com base na desidratação do sal por conta do aquecimento. Sendo a desidratação um processo físico-químico que implica a perda de água, sem que haja a alteração na composição molecular do material, como a desidratação implica a remoção da água do composto, sua ocorrência de uma substância anidra, esse processo é reversível basta reidratar o sal.

4.2 - SUBLIMAÇÃO

Após o aquecimento, durante 1 minuto e 5 segundos, pode-se observar a sublimação do cloreto mercúrico, com isso observou-se a formação de uma nevoa branca depositada nas paredes do tubo. Sendo a sublimação o processo físico no qual as partículas constituintes passam do estado sólido diretamente para o gasoso, ou do gasoso diretamente para o sólido, e sabendo que a amostra era sólida, a sublimação representa a passagem para o estado gasoso, uma vez que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com