TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão E Conclução De Amostras Via Seca

Ensaios: Discussão E Conclução De Amostras Via Seca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

A discussão deve conter a explicação de resultados de acordo com a teoria

Com o objetivo de identificar coloração em chama dos cátions Ba², Sr², Na, Ca², Cu² e k² . Foi necessário ter alguma noção sobre a constituição da chama não luminosa. Assim que avançamos , ao encostar o fio de platina na chama observou-se a mudança de coloração da

solução característica de cada sal , que ao ser envolvido ao bico de Bunsen seus elétrons excitados pelo calor , passando a ter um nível maior de energia. Quando saem na zona da Chama os eletróns excitados tendem a voltar o nivel energertico inicial, desenvolve-se energia absorvida em forma de luz vísivel, cujo o cumprimento de onda, há aparecimento de cor.

-A conclusão deve "responder o objetivo.

1)conclusão:Reações por via seca não deixa dissolver a amostra, mas pela ação do oxigênio do ar ele pode acabar influenciando a cor do reagente, fazendo com que possa ser confundida com a cor de outro reagente. Assim reações por aquecimento para identificar reagentes é pouco utilizadas.

2) conclusão:

Através deste experimento pode-se concluir que a cor observada é a dos cátions, porque o ânion de todos os sais é igual e provavelmente não emite luz no visível. Aprendeu-se a colocar em prática o modelo atômico de Bohr para explicar diferentes cátions metálicos que emitem cores diferentes e seus respectivos motivos emitirem tais cores. Entendeu-se como funcionam as camadas e subcamadas no espectro de emitir e absorver energia. Calculou-se também a energia através do comprimento de onda do espectro eletromagnético.

3)A partir de métodos convencionais de análise qualitativa por vias úmida e seca puderam-se identificar os cátions dos grupos I e V, respectivamente, mostrando que as teorias sobre as reações de cada cátion estão corretas, uma vez que os objetivos foram alcançados no estudo desses íons, percebendo-se através da precipitação e mudanças na coloração das amostras.

Como possíveis fontes de erro a presença de impurezas nas vidrarias utilizadas, presença de pequenas partículas em suspensão, imprecisão na preparação das soluções utilizadas na identificação dos cátions do Grupo I, limpeza incompleta do fio de platina, proporcionando pequenas mudanças na coloração para os cátions do Grupo V.

4) A identificação e separação de cátions é possível utilizando-se de propriedades características dos elementos, como a solubilidade em água. Foi possível identificar os cátions presentes nas soluções problema por meio da marcha sistemática dos cátions do grupo I. A formação de precipitados e a dissolução dos mesmos permitiu a identificação e a confirmação dos cátions do grupo I, que são a Prata e o Chumbo. Esses cátions são conhecidos como os íons que formam Cloretos insolúveis. Essa denominação pôde ser entendida na prática ao observar-se que das quatro soluções problema que foram utilizadas, apenas nas três que possuíam estes íons, Ag+, Pb2+ e Hg22+, houve formação de precipitados com a adição de HCl diluído. Foi possível ainda compreender a importância da Química Analítica Quantitativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com