TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Elementar e Reações por Via Seca

Por:   •  8/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE

3°Período de Farmácia

Química Analítica

Prof. Samuel Góes

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA II

Análise Elementar e Reações por Via Seca

Eliane dos Santos Cordeiro

Gabriella Ladeia de Oliveira

Laysla Ariadna Santos Castro

Rafael Oliveira Drumond

29 de fevereiro de 2016

Montes Claros / MG

INTRODUÇÃO

O Reativo de Lucas foi preparado pela dissolução de 48 g de cloreto de zinco anidro em 30 mL de ácido clorídrico concentrado, 12 N (37%), com resfriamento em gelo, para evitar a saída do gás HCI. O reativo de Lucas é uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado, utilizado para a identificação de álcool primário, secundário e terciário, levando em conta a velocidade da reação. Os alcoóis com menos de seis carbonos são solúveis nesse reagente, mas os haletos correspondentes não são. A formação do cloreto a partir do álcool é indicada por uma turvação da mistura. Essa turvação aparece imediatamente se o álcool é terciário, demora cerca de cinco minutos no caso de alcoóis secundários e nos alcoóis primários praticamente não aparece. A função do cloreto de zinco no Teste de Lucas é garantir a velocidade maior da reação, portando esse sal age como um catalisador de reações de substituição em alcoóis orgânicos. Ordem de reatividade dos alcoóis: terciário > secundário > primário. Os alcoóis secundários e terciários podem reagir por um mecanismo que envolve a formação de carbocátions. Na química orgânica, o grupo -OH- aparecem nos alcoóis, fenóis e ácidos carboxílicos. Nesses compostos, o grupo -OH- não tem caráter básico nem a relatividade que caracteriza as bases inorgânicas. No entanto, substâncias muito relativas podem substituir o -OH- dos alcoóis, fenóis e ácidos carboxílicos, dando origem a compostos orgânicos importantes.

OBJETIVO

Produzir análise elementar de alguns compostos orgânicos, ensaio qualitativo de via seca por aquecimento e teste de chama.

MATERIAIS E REAGENTES

Tubo de ensaio

Pipeta Pasteur

Ciclo-hexano – 1ml (20 gotas)

Permanganato de Potássio ( KMnO 4 ) - 2gotas

Reagente de Lucas – 3ml

Etanol – 5 gotas

Ciclo-hexanol – 5 gotas

Álcool ter-butílico – 5 gotas

Ácido Acético – 1ml

Bicarbonato de Sódio ( NaHCO3 ) – 1ml

Espátula

Sulfato de cobre pentahidratado

Bico de Bunsen

Garra de madeira

Água destilada – 1ml

Fio de Cobre

Pinça de metal

Fita de Magnésio

Vidro de Relógio

PROCEDIMENTO

Iniciou-se a aula no laboratório de química, fazendo-se alguns experimentos.

Análise Elementar.

1. Insaturação: Colocou-se 1ml de ciclo-hexano em um tubo de ensaio e adicionou-se 2 gotas de solução de permanganato de potássio (KMnO4 ) .

2. Grupo Carboxila: Em um tubo de ensaio colocou-se 1ml de ácido acético e adicionou-se 1ml de solução de bicarbonato de sódio ( NaHCO3 ) e observou-se os resultados.

3. Posição do Carbono: Colocou-se 1ml de reagente de Lucas em 3 tubos de ensaio, no primeiro tubo adicionou-se 5gotas de etanol, no segundo adicionou-se 5 gotas de ciclo-hexanol e no terceiro adicionou-se 5 gotas de álcool ter-butílico e observou-se os resultados da experiência.

Reações por Via Seca

4. Aquecimento: Em um tubo de ensaio com o auxilio de uma espátula, colocou-se certa quantidade de sulfato de cobre pentahidratado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com