TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise custo-benefício de valor para a organização

Tese: Análise custo-benefício de valor para a organização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 6

1. A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DE CUSTOS PARA UMA ORGANIZAÇÃO

Os custos para uma organização resultam da combinação de diversos fatores, entre os quais: a tecnologia empregada relativa a processos, produtos e ate mesmo a estrutura e a gestão organizacional, a estes reflete uma série de variáveis, tanto internas como externas, que estão diretamente ligadas a operacionalidade, comportamentos e as atitudes, influenciando também a demanda e os preços dos insumos.

O grande desafio do gestor e criar um bom sistema de custos que defina objetivos para traçar metas simples para um sistema de dados complexo mais funcional, e também apurar as exigências legais quanto aos resultados de suas atividades e avaliação de estoques, as tomadas de decisões corretas influenciam o exercício de controles.

Graças a rápida evolução tecnológica que vem ocorrendo desde o final do século XX, e em resposta a um ambiente competitivo mais intenso, as empresas têm sido obrigadas a aperfeiçoar e a reformular continuamente suas estratégias e a se preocupar cada vez mais com a gestão de custos, para obterem melhores resultados. Os métodos de custeio contemporâneos, com novas abordagens de gestão de custos, têm sido elaborados para aplicações específicas. Entre as novas abordagens, destacam-se o conceito de ciclo de vida dos produtos, o custeio-alvo, a teoria das restrições e o sistema de gestão econômica.

1.1 MÉTODO DE CUSTEIO GECON

É um modelo gerencial de vanguarda já testado em muitas empresas, contemplando o processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades, estruturado a partir da missão da empresa, de suas crenças e valores, da sua filosofia administrativa e de um processo de planejamento estratégico, que busca em última instância a excelência e a otimização do desempenho econômico da empresa. Neste conceito e avaliado eventos pontuais, eventos tempo conjunturais e eventos estruturais.

Este sistema está voltado não só para a eficiência, mas sobre tudo para a eficácia empresarial, mensurado receitas e custos para gerarem resultados econômicos, descaracterizando assim a figura tradicional do centro de custo que será substituída pelo centro de resultado, centro de investimento e área de responsabilidade. Aplica um estilo de gestão familiar, mesmo este ser considerado ultrapassado.

1.2 MÉTODO DE CUSTEIO ABC

E um sistema de remuneração estratégica com uma combinação equilibrada de diferentes formas de remuneração, para obter um crescimento e uma perpetuidade dentro da Empresa. O objetivo é reconhecer a relação capital x trabalho e aumentar o vínculo entre as Empresas e seus Colaboradores.

Nosso foco principal é desenvolver e implementar projetos na área de Gestão de Pessoas, através de serviços nas áreas:

Assessorar Clientes parceiros no desenvolvimento de soluções, utilizando modelos específicos de remuneração atrelados a sua cultura, filosofia e valores organizacionais.

A gestão ABC, alinha a seus princípios, soluções inovadoras para as dificuldades atuais e futuras das empresas, propondo serviços de consultoria e treinamentos focados na Gestão de Pessoas.

1.3 MÉTODO DE CUSTEIO RKW

É uma variação do sistema de custeio por absorção integral. Diferencia-se dos outros pelo fato de que este se apropria as despesas financeiras, O RKW indica a criação de centros de custos específicos, determinados de acordo com o organograma. Nesses centros ou seções homogêneas, os produtos fabricados utilizam máquinas e equipamentos de forma equivalente. O fator homogeneidade é determinante para que se possam apropriar os custos ocorridos aos produtos, por isso, quanto menor for a homogeneidade do centro, pior fica a possibilidade de distribuição dos custos.

Os custos incorridos na fabricação de um produto usualmente são apropriados como despesa a ser considerada no ato de se estabelecer o preço dos mesmos. Para que isso seja feito são utilizados métodos de custeio com o objetivo de empregar a cada tipo de produto o gasto de sua fabricação, com isso chega-se ao custo de produzir e vender, incluindo administrar e financiar, chegando ao gasto completo de todo o processo empresarial e obtenção de receita, a empresa só necessitaria aplicar o lucro desejado e estabelecer o preço final. O problema é que no caso do RKW, o que define o preço do produto são os gastos de fabricação e essa característica vai de encontro com a forma atual de precificação que é imposta pela economia de mercado.

O RKW não é mais recomendado por sua metodologia de precificação, entretanto, toda vez que uma empresa fixar seus preços com base nos custos, ela estará empregando de alguma forma uma variante desse método.

2. O FATOR CUSTO AJUDANDO NA COMPETITIVIDADE DO MERCADO

A competitividade é cada vez mais baseada na capacidade de transformar informação em conhecimento e este, em decisões e ações de negócio. O valor dos produtos e serviços nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com