TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de vídeo Carlota Joaquin, princesa do Brasil

Projeto de pesquisa: Análise de vídeo Carlota Joaquin, princesa do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Ficha de Análise do Vídeo

1 – Identificação do filme

 TÍTULO ORIGINAL: Carlota Joaquina, princesa do Brasil

 ORIGEM: Brasileira

 Produção/Distribuição: Elymar Produções Artísticas

 Direção: Carla Camurat

 Tipo de Filme (curta metragem, longa metragem, documentário, animação, etc.): Longa metragem

 O vídeo aborda questões relativas a: A vinda da família real ao Brasil; como a família real viveu em terras brasileiras; fundação do banco do Brasil; passagem do Brasil colônia para Brasil imperial; independência do Brasil.

 Conteúdo:

O filme Carlota Joaquina, princesa do Brasil aborda como conteúdo principal a historia do nosso país, onde transmite um pouco de como foi o período em que a coroa portuguesa esteve no Brasil; tal obra foi baseada principalmente em textos históricos desmistificando alguns personagens que muitas vezes o próprio livro didático transmite uma imagem de seres superiores.

Vários conteúdo pode ser explorado referente ao filme como a chegada da família real, passagem do Brasil colônia para Brasil imperial, a política, um pouco do comercio internacional, algumas das mais importantes criações, como o Banco do Brasil e o Jardim Botânico, relação existente entre Inglaterra e governo português, o filme também mostra o contato dos europeus com o ambiente tropical a figura dos negros, índios e mestiços cujos signos são absorvidos pela diretora e transformados em símbolos exóticos, tropicais que expõe a forma como os portugueses tinham em mente a colônia brasileira.

Contrário a visão dos historiadores mais tradicionais o filme Carlota Joaquina, a princesa do Brasil, é muito mais do que cômico, pois conta a história da evolução do Brasil a categoria de Reino através de outros olhos e de outro ângulo. No proporcionando um contraste entre o imaginário do europeu em relação ao que realmente o Brasil é na verdade.

 Escolaridade: alunos do 5º ano ensino fundamental

 Áreas e temas transversais: História, Geografia, Português, sociedade e cultura.

2 – DISCUTINDO SOBRE O VÍDEO...

Apesar de ser um filme muito polemico, o vídeo aqui apresentado é bem informativo e interessante, e, de certa maneira, educativo, pois retrata mesmo que de forma satirizada, questões sobre a história do Brasil, como a chegada da família real, passagem do Brasil colônia para Brasil imperial entre outras coisas, abordando não apenas a personagem à qual nomeia o mesmo – Carlota Joaquina, como também todo o contexto histórico e cenário local. Portanto, utilizaríamos sim ele em sala de aula. Entretanto, por suas características, acredita-se que o mesmo é pouco recomendável para os anos iniciais, por exibir conteúdos sexuais, sendo mais ideal o seu uso a partir do 5°ano do Ensino Fundamental até o Ensino médio.

O vídeo pode ser trabalhado principalmente com o objetivo de discutir sobre a vinda da Família Real para o Brasil. Contudo, como já citado, a mensagem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com