TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do ambiente externo

Seminário: Análise do ambiente externo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITULO 06

Análise do Ambiente Externo

O sucesso das empresas está voltado para seu exterior e não focado dentro dela como todos pensam. Os fatores externos são como alicerce para a empresa, são eles o clima, a temperatura ambiente, as leis sociais, que dão orientação de como pode ser feito um planejamento correto. Os primeiros tópicos a serem analisados ao se falar de um ambiente externo de uma empresa são as tendências e descontinuidades. Tendências são variações no ambiente externo, lentas ou rápidas, mas persistentes, que podem afetar de forma leve as atividades da empresa, de seus clientes, de seus concorrentes, de seus fornecedores e da sociedade em geral. Descontinuidade são mudanças bruscas no ambiente externo a organização, que ocorrem em curtíssimo espaço de tempo, como uma revolução, uma mudança de governo ou a morte de alguém conhecido da sociedade.

Não podemos esquecer que nenhuma empresa esta sozinha no mercado, elas tem em seu redor, concorrentes, clientes, fornecedores, o meio externo que pode captar seus clientes a qualquer momento. A organização precisa conviver com os concorrentes que são outras organizações que disputam o atendimento das mesmas necessidades do mercado. A concorrência pode não ser somente aquelas empresas que disputam o mesmo seguimento de mercado, mas aquelas organização que disputam apenas o tempo disponível para o lazer das pessoas, também se mostram como uma ameaça a organização, pois podem roubar a atenção de um cliente, com novo seguimento ou novo marketing que atraia para si este cliente que ate então era fiel.

Na analise do ambiente externo não podemos deixar de salientar a presença dos stakeholders ou parte interessada, ou seja, estes são os acionistas, os proprietários o dono do negocio. As atitudes auto-suficientes da organização podem ir de encontro à opinião dos stakeholders, isto pode acarretar grandes problemas na imagem de certos departamentos como, por exemplo, o financeiro. Para se ter uma boa imagem da organização é preciso um bom planejamento estratégico no cenário externo, isto é, considerar as hipóteses quantitativas e qualitativas, que vão favorecer as partes interessadas como os dirigentes, clientes, fornecedores e a própria empresa em si.

Portanto todo cenário bem planejado terá uma conclusão concreta, uma boa imagem das partes que as compõem, do ambiente interno e externo, dando-lhes sempre um grau de atenção superior aos demais departamentos, para que as idéias sejam compartilhadas e não idealizadas previamente por uma designação, que não conheça os princípios da visão da empresa e não valoriza a amplitude, que é ter o ambiente exterior como forte aliado, para o crescimento da organização.

BIBLIOGRAFIA

COSTA Eliezer Arantes da, Estratégia e dinâmica competitiva, Ed. Especial Anhanguera. – São Paulo: Saraiva, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com