TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e exibição de preços

Seminário: Análise e exibição de preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  Seminário  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Análise e demonstração de preços.

A análise de preços é efetuada para permitir a avaliação da lucratividade de produtos e serviços novos ou já existentes no mercado. É muito importante ter um preço justo, além de fazer uma formulação de estratégias competitivas. A formação de preços é o processo em que uma empresa com base em diversas variáveis relacionadas com sua produção (como custos, estimativas de vendas), determina o preço ideal de venda de seus serviços ou produtos.

Existem dois pontos de vista relacionados à administração de preços, um deles defende que apenas o mercado deve ser considerado na hora de analisar e decidir os preços, já o outro defende que boas avaliações de fatores econômicos são necessários para calcular o preço.

Os preços podem ser analisados da seguinte forma;

Preços à curto prazo - Permiti o atendimento de um objetivo imediato sem se esquecer dos objetivos da empresa à longo prazo, ou seja, uma empresa pode começar suas atividades com preços reduzidos para poder aumentá-los moderadamente até atingir um patamar normal.

Embora essa estratégia seja de curto prazo, ela precisará ser inserida numa visão de longo prazo.

Preços à longo prazo - Pode ser definido como o preço médio colocado para produtos e serviços ao longo de sua vida útil no investimento ou de seu ciclo de vida utilizado para viabilizar sua oferta. Espera - se que, o preço a longo prazo vinculado ao investimento, mantenha-se ao longo da vida útil do investimento e dê o retorno sobre o investimento que se deseja.

Entre os Instrumentos utilizados na análise das demonstrações e formação de preços segundo alguns estudiosos 5 se destacam e tem maior importância, são eles: os objetivos, as estratégias, a demanda, a concorrência e as questões legais.

Um exemplo prático de análise e demonstração e formação de preços é o que ocorre no final de ano e início do ano novo. As lojas bombardeiam os consumidores com muitas ofertas de roupas, calçados e eletrônicos entre outros produtos de olho na parcela de 13º salário que é liberado aos trabalhadores entre novembro e dezembro. Com essa expectativa de vendas eles oferecem diversos produtos com uma forma de pagamento flexível, mas nem sempre com um bom preço. Logo que passa essa temporada de demanda, começa a temporada de promoções. Em meados de Janeiro as lojas começam a fazer suas queimas de estoques, muitas vezes com descontos de até 50%. Será que essas empresas estão tomando prejuízo? Acredito que não, o que ocorre é que a formação do preço dos produtos em Dezembro segue uma linha de demanda. A loja negocia antecipadamente com seus fornecedores um preço bom nas mercadorias e nos meses de maior demanda (venda) tenta vender o máximo de produtos que pode, com o preço obtendo a maior margem de lucro possível. Logo que passa esta fase, é feita uma análise para baixar o preço levando em consideração o custo de cada produto e por quanto se pode comercializar tentando obter o quanto puder de lucro, esse é um exemplo que nós consumidores vivemos todas as vésperas de datas importantes, os preços sobem e depois despencam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com