TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelho Neuromotor

Trabalho Universitário: Aparelho Neuromotor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

1)Cite as partes constituintes do sistema nervoso central e periférico.

• Sistema Nervoso Central (SNC) - formado pelo encéfalo e pela medula espinhal

• Sistema Nervoso Periférico (SNP) - formado pelos nervos e gânglios nervosos

Já a sua divisão funcional se dá como:

• Sistema Nervoso Central (SNC) - rege as funções de relação com o meio externo.

• Sistema Nervoso Autônomo (SNA) - ocupa-se do aspecto interior, a regulação e coordenação dos órgãos, independentemente da vontade do homem.

2) Resposta: I

II

III

IV

V

VI

Olfatório

Óptico

Oculomotor

Troclear

Trigêmeo

Abducente

VII

VIII

IX

X

XI

XII

Facial

Vestíbulo coclear

Glossofaríngeo

Vago

Acessório

Hipoglosso

Nervo x motor, coração pulmão, palato, faringe,laringe ,traquéia ,palato ,brônquios ,trato G

3 O termo nervo espinhal ou nervo raquidiano geralmente se refere ao nervo espinhal misto, que é formado pelas raízes dorsal e ventral que saem da medula espinhal. O nervo espinhal é a porção que passa para fora das vértebras através do forame intervertebral.

São os nervos que ligam a medula espinhal aos músculos esqueléticos do corpo humano. Juntamente com os nervos cranianos, formam o sistema nervoso periférico responsável pelas funções de relação do organismo, como a locomoção, a fala e os sentidos.

4 O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.

O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinha;l e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos por neurônios e gliócitos (ou células gliais).

5Função Sensitiva: os nervos sensitivos captam informações do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC;

Função Integradora: a informação sensitiva trazida ao SNC é processada ou interpretada;

Função Motora: os nervos motores conduzem a informação do SNC em direção aos músculos e às glândulas do corpo, levando as informações do SNC.

6) O arco-reflexo consiste em uma resposta involuntária a um estímulo sensorial, resultando em respostas simples, como afastar a mão de um objeto quente. Ele é involuntário, pois consiste num mecanismo de defesa, e a resposta deve ser rápida, não necessitando passar pelo cérebro (nós só tomamos consciência do que ocorreu depois que o ato já se realizou). Ele acontece da seguinte maneira: os receptores da dor existentes na mão são estimulados e enviam informação sensorial rapidamente através das fibras aferentes para a medula espinhal, onde as fibras aferentes ou motoras são ativadas para produzirem a resposta muscular apropriada, e a mão é retirada do local. O influxo sensorial é transmitido a partir de receptor por nervos sensoriais (aferentes) que penetram na medula espinhal através da raiz dorsal ou sensorial. Tais nervos fazem sinapse na medula através de interneurônios que funcionam como estações de retransmissão com o intuito de distribuir a informação aos vários níveis da medula. A seguir o impulso atravessa a via da raiz motora através dos neurônios motores anteriores para os órgãos efetores, que são os músculos. Muitas ações são controladas por ações reflexas na medula espinhal e em outras áreas subconscientes do sistema nervoso central

7) O sistema nervoso autônomo divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. De modo geral, esses dois sistemas têm funções contrárias (antagônicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com