TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor

Por:   •  20/4/2015  •  Seminário  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

PORTFÓLIO DA  SEMANA DA DISCIPLINA ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR

DIEGO HENRIQUE DE BARROS PORTO SILVA, R.A. 1170395

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Maceió – AL

2015

Questão 1:

O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor?

A posição anatômica é o termo usado na anatomia para descrever as posições dos órgãos, ossos e demais partes do corpo humano. Ela é uma posição padronizada e de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo.

A importância da posição anatômica para o aparelho neuromotor pois descreve de forma padronizada as discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relação entre uma e outra posição.

Questão 2:

Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?

Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulações diartrose). Os Planos são definidos como elementos bidimensionais que dividem o corpo humano em duas partes. São eles o sagital, frontal, transversal.

  • O plano que divide o corpo em direita e esquerda é chamado de sagital e os movimentos que acontecem são flexões/extensões;
  • O plano que divide o corpo em anterior e posterior é chamado de frontal e os movimentos que acontecem são de abduções a aduções;
  • O plano que divide o corpo em partes superior e inferior é chamado de transversal e os movimentos que acontecem são as rotações e supinações/pronações.

Questão 3:

Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.

OMBRO

Como cita o Prof. Ms. Edson Donizetti Verri no CRC de Anatomia do Aparelho Neuromotor, o ombro é formado por três articulações verdadeiras e duas falsas.

Verdadeiras

  • Esternoclavicular

Segundo o mesmo CRC na pag. 35, ela é classificada anatomicamente como sinovial plana, mas funcionalmente como deslizante (não axial). Sua superfície articular é formada pela incisura clavicular do osso esterno com a extremidade esternal da clavícula. A clavícula é adaptada para carregar pesos e possui ligamentos mais reforçados para se unir ao osso esterno medialmente e ao acrômio lateralmente.

Ela tem movimentos de anteriorização, posteriorização, elevação, depressão e pequenas rotações.

  • Acromioclavicular

Segundo o mesmo CRC na pag. 37, ela é classificada anatomicamente em uma juntura sinovial plana, mas funcionalmente como deslizante (não axial). Sua superfície articular é formada pela face articular acromial da extremidade acromial da clavicular com a face articular do acrômio da escápula.

  •  Glenoumeral

Segundo o mesmo CRC na pag. 37, ela é classificada anatomicamente em uma articulação sinovial esferoide, mas funcionalmente como triaxial (com três eixos anatômicos, realizam movimentações de flexão/extensão, abdução/adução e rotação medial e lateral).

Falsas

  • Articulação escapulotorácica.

Segundo Miranda 2008 ela é funcional e plana, estabilizada no gradiocostal.

  • Subacromial

Encontra-se sobre o tendão da coifa dos rotadores do ombro. A sua extensão externa pode é chamada de bolsa subdeltoideia, pois está localisada debaixo do deltóide. A bolsa subacromial facilita o movimento entre a tuberosidade do úmero, durante a abdução do braço, movimento que causa compressão.

COTOVELO

Segundo texto de (https://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp, p 127) “A articulação do cotovelo é sinovial, monoaxial, do tipo gínglimo, e possui três articulações contidas em uma cápsula articular comum formando uma unidade”

Complexo articular do cotovelo

De acordo com os textos tirados de (https://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp, p 127) as articulações que compõem o complexo articular do cotovelo são:

• “Articulação umeroulnar: encontra-se entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna; é uma articulação do tipo pivô, monoaxial, em que ocorre flexão e extensão”. (https://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp, p 127).

• “Articulação umerorradial: encontra-se entre o capítulo do úmero e a fóvea da cabeça do rádio, é do tipo condilar, biaxial, nas quais ocorrem flexão, extensão, pronação e supinação do antebraço”. (https://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp, p 127).

• “Articulação radioulnar proximal: nesta, a cabeça do rádio articula-se na incisura radial da ulna, é do tipo pivô, monoaxial, em que ocorre pronação e supinação do antebraço”. (https://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp, p 127).

Motores principais dos movimentos do cotovelo

De acordo com pesquisas realizadas em (Morrey, BF, editor: The elbow and its disorders, Philadelphia, 1985, WB Saunders, Co.) o movimento no cotovelo envolve a rotação da ulna em torno do úmero durante a flexão e extensão, e a rotação do rádio em torno da ulna durante a supinação e pronação.

PUNHO

A articulação do punho é formada pelas articulações:

  • Radio-ulnar distal e rádio-cárpica.

Morfologia:

Articulação móvel, do tipo sinovial trocoide (na articulação rádio-ulnar distal) e sinovial condilar (na articulação rádio-cárpica).

Movimentos do punho

Segundo Mark D. Grabiner, “a ação articular combinada na articulação radiocárpica produz circundução. A articulação permite todos os movimentos, exceto rotação em torno de seu eixo longitudinal. O movimento no plano frontal inclui a abdução, às vezes referida como desvio radial ou flexão radial, e adução, às vezes referida como desvio ulnar ou flexão ulnar. No plano sagital, o pulso se estende e se flete. A flexão faz com que a palma se aproxime da face do antebraço”. (livro Cinesiologia e anatomia aplicada em sua sétima edição, de Philip J. Rasch, p 107)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (245.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com