TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Do Aparelho Neuromotor

Casos: Anatomia Do Aparelho Neuromotor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 4

1) Cite as partes constituintes do sistema nervoso central e periférico.

O Sistema Nervoso é constituído de neurônios e diversas células que desempenham variadas funções. O sistema Nervoso Central (SNC) é formado por estruturas que estão no esqueleto axial (coluna vertebral) e crânio que são o encéfalo e a medula espinhal. Já o sistema Nervoso Periférico (SNP) abrange os nervos cranianos e espinhais é formado pelas terminações nervosas e gânglios que são sensitivas e motoras.

2) Cite os nervos cranianos, e a função do X par de nervo craniano.

Os nervos cranianos são I Olfatório, II Óptico, III Oculomotor, IV Troclear, V Trigêmeo,VI Abducente, VII Facial, VIII Vestibulococlear, IX Glossofaríngeo, X Vago, XI Acessório e XII Hipoglosso.

O nervo IX glossofaríngeo tem a função de percepção gustativa no terço posterior da língua, percepções sensoriais da faringe, laringe e palato. E o X é o nervo vago suas funções são a percepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras. Inervação das vísceras torácicas e abdominais. E está relacionado também aos batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões, sistema digestório, fala e deglutição.

3) Descreva a formação de um nervo espinhal.

Nervos espinhais são aqueles que fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela inervação do tronco, dos membros superiores e partes da cabeça. São ao todo 31 pares, 33 se contados os dois pares de nervos coccígeos vestigiais, que correspondem aos 31 segmentos medulares existentes. São 8 pares de nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Cada nervo espinhal é formado pela união das raízes dorsal (sensitiva) e ventral (motora), as quais se ligam, respectivamente, aos sulcos lateral posterior e lateral anterior da medula através de filamentos radiculares. A raiz ventral emerge da superfície ventral da medula espinhal como diversas radículas ou filamentos que em geral se combinam para formar dois feixes próximo ao forame intervertebral. E a raiz dorsal é maior que a raiz ventral em tamanho e número de radículas; estas juntam se ao longo do sulco lateral posterior da medula espinhal e unem-se para formar dois feixes que penetram no gânglio espinhal.

As raízes ventral e dorsal unem-se imediatamente além do gânglio espinhal para formar o nervo espinhal, que então emerge através do forame interespinhal.

Está é uma imagem que mostra a formação do nervo espinhal (raízes Ventral e Dorsal).

4) Defina o que é um impulso nervoso sensorial ou sensitivo ou aferente.

Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurônios situados fora do encéfalo, agrupados para formar gânglios ou situados em periféricos órgãos dos sentidos. O impulso nervoso sensorial ou aferente recebe as informações da pele ou outros órgãos sensoriais e leva para o SNC.

5) Defina o que é um impulso nervoso motor ou eferente.

São responsáveis por levar uma informação dos receptores ou órgãos do sentido até o sistema nervoso central. Por via de regra, o neurônio aferente contém apenas um longo dendrito e um axônio curto, enquanto que a forma do corpo celular é arredondada.

6) O que é um arco reflexo simples?

Os neurônios motores periféricos situados na medula espinhal reagem a diversos estímulos mesmo quando são isolados do cérebro e para que esta reação ocorra é necessária à formação de um arco reflexo. Um arco reflexo é constituído de receptor que reage ao estímulo,condutor aferente que transmite os impulsos para um centro reflexo. O centro reflexo é o local onde os estímulos recebidos dos receptores ou de outros centros podem modificar o efeito do estimulo recebido e o condutor eferente, conduz a resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com