TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apo Economina

Artigo: Apo Economina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PROGRAMADA ORIENTADA – 26/07/2014

1. INTRODUÇÃO

Esta atividade foi desenvolvida como parte da avaliação da disciplina Noções de Economia e Mercado do Curso Técnico em Transações Imobiliárias com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais, a Economia.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONCEITOS

2.1.1 FUNÇÃO DEMANDA

Significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

2.1.2 FUNÇÃO OFERTA

Oferta significa a disponibilidade de produtos/serviços no mercado, independente da sua natureza. Define-se também como a quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. De acordo com esta lei, toda a vez que o preço aumenta, a quantidade ofertada aumenta; e toda a vez que o preço diminui a quantidade ofertada também diminui.

2.1.3 OLIGOPÓLIO

É um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.

3. MUNICÍPIO

3.1 HISTÓRICO

Salvador é um município e capital do estado da Bahia, no Brasil. Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, foi a primeira capital do Brasil Colônia. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica do nordeste do Brasil em PIB nominal.

Salvador possui mais de 2,8 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, o terceiro mais populoso do Brasil e o oitavo mais populoso da América Latina. Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possuía 3 573 973 habitantes recenseados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que a torna a terceira área metropolitana mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo. Por essas dimensões urbano-populacionais, é classificada pelo estudo do IBGE sobre a rede urbana brasileira como uma metrópole regional.

Centro econômico do estado, Salvador é também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico. Ademais, é sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países do mundo. Além de empresas, a cidade sedia também muitos eventos, organizações e instituições.

3.2 CRESCIMENTO (BOOM IMOBILIÁRIO)

O mercado imobiliário na Bahia continua aquecido, embora se verifique uma natural desaceleração por conta da própria desaceleração da economia e da base elevada de comparação, já que o desempenho em 2010 foi extraordinário. Com efeito, entre janeiro e julho de 2010 foram lançadas 7,1 mil unidades habitacionais e vendidas 6,8 mil. Mas a diferença não é tão grande assim, pois em 2011, no mesmo período, foram lançadas 5.152 unidades e vendidas 5.225 mil, com a utilização de parte do estoque acumulado. Ora, apesar da redução, o desempenho é expressivo dado o quadro de incerteza que ronda a economia mundial. Na verdade, a construção civil na Bahia, por conta do déficit habitacional e de outros fatores, ainda tem espaço para crescer, especialmente se focada na classe C. O PIB do setor cresceu nos últimos doze meses (julho a julho) 8% contra um incremento de 5,7% na média nacional. Em 2011 o desempenho se reduz, mas, ainda assim, no 2º trimestre de 2012, o PIB da construção Civil na Bahia cresceu 4,8%, contra 2,1% na média nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com