TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apple - Gestao De Operações

Casos: Apple - Gestao De Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  5.617 Palavras (23 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 23

ITEM: SUMÁRIO PÁGINA

01 INTRODUÇÃO PÁG.04

02 HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO PÁG.05

03 A EMPRESA – APPLE INC. PÁG.07

03.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES PÁG.07

03.2 A LOGOMARCA PÁG.08

03.3 PRINCIPAIS FORNECEDORES E SUPRIMENTOS PÁG.08

03.4 PORTFÓLIO DE PRODUTOS PÁG.08

03.5 CONCORRÊNCIA PÁG.13

03.6 FUNCIONÁRIOS – EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS PÁG.13

04 ANÁLISE DE PRODUTO – IPHONE PÁG.14

04.1 COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS PÁG.14

04.2 USABILIDADE PÁG.15

05 GESTÃO DA QUALIDADE NA EMPRESA PÁG.16

05.1 LACUNAS DA QUALIDADE PÁG.16

05.2 CARACTERÍSTICAS DA QUALIDADE PÁG.18

05.3 EXEMPLOS DE CARACTERÍSTICAS DA QUALIDADE PÁG.19

06 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE PÁG.20

06.1 CONTROLE DE QUALIDADE CONTRA OS PADRÕES PÁG.21

06.2 FALHAS DO SISTEMA PÁG.22

06.3 DIAGRAMA DE PARETO PÁG.23

06.4 DIAGRAMA DE ISHIKAWA PÁG.24

06.5 5W2H PÁG.25

07 CONCLUSÃO PÁG.27

08 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PÁG.28

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 01 EVOLUÇÃO DA LOGOMARCA APPLE PÁG. 07

FIGURA 02 MAPA DE FORNECEDORES DA APPLE INC. PÁG. 08

FIGURA 03 QUADRO COMPARATIVO DE TEMPO RESPOSTA DO SISTEMA TOUCH PÁG. 16

FIGURA 04 DIAGRAMA DE PARETO PÁG. 22

FIGURA 05 DIAGRAMA DE ISHIKAWA PÁG. 23

FIGURA 06 PLANO DE AÇÃO – 5W2H PÁG. 24

1. Introdução:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a empresa Apple Inc.

A Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, softwares e computadores pessoais. Entre os produtos mais conhecidos da Apple, podem ser destacados a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o Apple Watch.

Na linha de softwares podem ser citados os sistemas operacionais Mac OS X (Pronunciado Mac OS Ten), navegador de mídia iTunes, a suíte de software multimídia e criatividade iLife, a suíte de software de produtividade iWork, o Aperture que é um pacote de fotografia profissional, o Final Cut Studiouma suíte de áudio profissional e produtos de softwares, o Logic Studio que é um conjunto de ferramentas de produção musical, o navegador de internet Safari, e o iOS que é um dos sistemas operacionais móveis mais poderosos e seguro do mercado.

Tendo em vista a crescente evolução do mercado de telefonia móvel e smartphones, e segundo dados da empresa de consultoria IDC que projetou para o ano de 2016, o Brasil como o quarto maior mercado de smartphones do mundo, este trabalho irá também realizar uma análise de um dos muitos produtos que a Apple Inc. possui, o iPhone.

2. História da Organização

A história da Apple Inc. se confunde em muitos momentos com a história da evolução tecnológica no mundo. AApple revolucionou o mundo dos computadores com o lançamento do primeiro computador de uso pessoal, o Macintosh, nome que deriva de um tipo de maçã (“apple” em inglês) descoberta em 1796 por John McIntosh em Ontário no Canadá.

Antes da apresentação do "Mac", em 24 de janeiro de 1984, os computadores eram máquinas extremamente caras e de uma linguagem quase que incompreensível. Contudo, a chegada do primeiro Macintosh, que possuía 128 k de memória, e custava cerca de dois mil e quinhentos dólares,fez com que os computadores se tornassem mais acessíveis à população, principalmente pelas facilidades como o uso do mouse.

Em 1976, a lenda do mundo da tecnologia, Steve Jobs e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por tecnologia e inovação, faziam parte de um grupo de amigos de faculdade que montavam seus próprios computadores de forma bem artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante avançado para a época, mas que foi recusado por empresas já consolidadas, como a Atari e a HP.

Antes de produzir e comercializar o Macintosh, a Apple comercializava o Lisa, que possuía inovações bem significativas como mouse, que facilita a utilização dos computadores atéhoje, porém era bem caro, chegando a custar cerca dez mil dólares.

A meta original da Apple era vender o Mac por quinhentos dólares, o que se tornou impraticável quando Steve Jobs resolveu por sua vez tomar conta do negócio e criar o chamado "computador perfeito". Logo nos primeiros 100 dias de venda, o Mac vendeu50 mil unidades, mas o modelo teve como problema inicial a falta de softwares criados para sua operacionalização. Em 1985, ano em que sua concorrente Microsoft lançou o primeiro Windows, 500 mil Mac’s foram vendidos.

Graças à possibilidade de ver na tela uma reprodução aproximada do que seria impresso, o Mac era capaz de substituir caríssimos sistemas fechados e agilizar os métodos convencionais de produção gráfica. Estava inaugurada a revolução do Desktop Publishing, que rendeu anos de margens de lucro exorbitantes para a Apple Inc. Outra Inovação que o Mac trouxe, foi a possibilidade da utilização de disquetes de 1,4 Megabytes.

Em 1986, após uma crise na companhia que culminou com a saída de Steve Jobs, o Macintosh voltou a ser sucesso com a criação do modelo Plus, que sai de fábrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com