TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps 1semestre

Pesquisas Acadêmicas: Aps 1semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA CONTÁBIL DE INFORMAÇÕES

DRUCKER destaca que “a nova Revolução da Informação não está acontecendo em Tecnologia da Informação, nem em Sistemas de Informações

Gerenciais, e nem sendo liderada por Diretores de Informações. Ela é conduzida por contadores.

Neste contexto podemos notar uma maior responsabilidade sobre os contadores se preocupar não só em fornecer a informação mas também

com quem irá recebê-las.

Segundo Chiavenato informação é: “o conhecimento (não qualquer conhecimento) disponível para uso imediato e que permite orientar a ação, ao reduzir a margem de incerteza que cerca as decisões cotidianas”.

Na sociedade atual, é de fundamental importância que o trabalho empresarial se faça com base em informações suficientemente completas e precisas para que o desempenho da empresa seja o melhor possível, assegurando, assim, a sua sobrevivência e promoção no mercado. Entretanto, uma má informação pode possibilitar uma tomada de decisão equivocada ao ponto de deteriorar toda a estrutura de uma empresa, podendo colocar em jogo cada um dos seus componentes patrimoniais. A informação é um bem intangível e imensurável, porém, é de grande valor econômico se for útil, reutilizável e desejada. Portanto, a contabilidade é um importante instrumento de apoio às estratégias empresariais.

A base do processo está no registro dos eventos. Esse registro ocorre por meio do método das partidas dobradas. Um segundo aspecto relevante é entender o processo de agrupamento dos eventos. Esses dois passos são essenciais para chegarmos ao resultado final da contabilidade.O sistema de obter, processar e comunicar as transações financeiras que ocorrem numa entidade para os usuários é denominado sistema de informação contábil. Esse sistema pode variar de entidade para entidade, conforme o setor de atuação, porte da entidade, volume de informações exigido, entre outros.

Os eventos econômicos que são registrados são as transações contábeis.Uma transação contábil ocorre quando um evento econômico muda o ativo, o passivo ou o patrimônio líquido de uma entidade.O sistema de informação contábil é dividido em vários subsistemas,a integração de todos os subsistemas de

informação da empresa é apresentada atualmente pelo conceito de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE), conhecido pela denominação ERP (Enterprise Resource Planning). Dentro deste ambiente, o Sistema de Informação Contábil (SIC) que é um componente chave, dado o alto grau de integração que é preciso.O sistema de informação contábil é dividido basicamente em três módulos:

Área Legal / Fiscal Área de Análise Área Gerencial

- Contabilidade Geral

- Correção Monetária Integral

- Contabilidade em Outras Moedas

- Consolidação de Balanços

- Valorização de Inventários

- Controle Patrimonial

Área de Análise

-Análise de Balanço

- Análise de Fluxo de Caixa

- Gestão de Impostos

Área Gerencial

- Orçamentos e Projeções

- Custos e Preços de Venda

- Contabilidade por Responsabilidade

- Centros de Lucros e Unidades de Negócios

- Acompanhamento do Negócio

Os subsistemas típicos são:

COMPRAS: Subsistema responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material.

O setor de Compras preocupa-se sobremaneira com o estoque de matéria-prima.

É da responsabilidade de Compras assegurar que as matérias-primas exigidas pela Produção estejam à disposição nas quantidades certas e nos períodos desejados.

PROCESSAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com