TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps 3 Semestre

Trabalho Escolar: Aps 3 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Seguindo as exigências deste trabalho, a empresa escolhida para o estudo da análise da estrutura organizacional foi a Ergotec-Equipamentos para Mov. de Materiais LTDA, localizada em São Bernardo do Campo e é considerada de pequeno porte, estando no mercado de trabalho desde 2006.

O trabalho que segue aborda a estrutura organizacional, de maneira simples e objetiva. Foram levantados inicialmente dados sobre o ramo de atividade e descrição da empresa, a fim de obter informações antes da visita do grupo à organização.

Finalmente após essa análise o grupo avaliou uma outra forma estrutural para a organização visando seu benefício, tendo ela como facilitadora para a empresa.

.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Iniciamos este trabalho, com o intuito de beneficiar a empresa Ergotec-Equipamentos para Mov. de Materiais LTDA, com novas ideias para a sua estrutura organizacional, com base no livro didático OLIVEIRA, DJALMA DE PINHO REBOLÇAS. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Uma Abordagem para Resultados e Competitividade, utilizado em sala de aula para estudos, onde relata os diferentes modos de estrutura organizacional, processos e métodos.

De acordo com os estudos em sala e a leitura do livro correlacionamos a estrutura da empresa como departamentalização funcional, sendo dividida em departamentos onde funções semelhantes são agrupadas, a empresa é adepta da tomada de decisões descentralizada, onde há menor concentração do poder decisório na alta administração de acordo com o livro CHIAVENATO, IDALBERTO. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ou seja, seus funcionários tem liberdade na resolução de problemas de seu cotidiano sendo encaminhados a alta administração apenas problemas que exijam sua autoridade. A empresa apresenta organização informal, onde não há burocracia, seus funcionários se relacionam livremente sem necessidade de comunicação hierarquicamente, há relações horizontais, isso ocorre devido a empresa ser de pequeno porte.

Com o auxilio da professora Vera, percebemos a importância de analisar a estrutura organizacional de uma empresa deste modo beneficiando a alta administração na tomada de decisões.

Estudo do caso

2.1 Perfil da organização

2.1.1 Apresentação da empresa

a) Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação.

A empresa foi fundada em 2006 por um ex funcionário da Wolksvagem, que se aposentou acumulando bastante experiência durante 30 anos de carreira e resolveu abrir seu próprio negócio. Como já tinha um amigo dono da “DF Serrano” e possuía as características e segmento no qual Wanderlei gostaria de exercer, acabou comprando-a e mudando o nome para Ergotec – Equipamentos para Mov. de Materiais LTDA. A empresa atua no ramo de equipamentos industriais tendo o mesmo seguimento da área de atuação em que Wanderlei grosso trabalhou durante sua vida profissional.

b) Tipo (empresa privada, empresa pública, órgão governamental, instituição de fins lucrativos etc.)

A empresa é privada.

c) Atividade principal

Atividade principal: Produzir equipamentos industriais para empresas dos setores de Alumínio, Automobilismo, Borracha, Cerâmico, Cosmético, Higiene e Limpeza Eletrodoméstico, Embalagem, Plástico, Petrolífero, Químico e Farmacêutico, Siderúrgico e de Vidro.

d) Porte (pequena, média, grande)

É de pequeno porte.

2.1.2 Força de Trabalho

a) Informar a composição da força de trabalho, incluindo a quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, de chefia ou gerenciais, e regime jurídico de vínculo

A empresa conta com 22 funcionários. No setor operacional, os funcionários possuem 2º grau em nível de escolaridade, já na parte tática e estratégica os funcionários apresentam graduação no nível de escolaridade, e gerencia pós graduação.

2.1.3 Principais equipamentos, principais processos

Principais Equipamentos: garras, bobinas, eixos, peças cilíndricas, indústria têxtil, borracha expansiva, garra á vácuo, garra com giro, garra mecânica, garra pneumática, balancim pneumático horizontal, braço bi-articulado e ponte rolante.

Principais processos: O cliente quando interessado entra em contato com a empresa ( que é encontrada por divulgações, sites, indicações,entre outros). A área comercial fica responsável pela aprovação do pedido do cliente (já que muitos equipamentos não são padronizados) e então são discutidas as informações necessárias, orçamentos ( pré projeto com horas estipuladas para conclusão e data de entrega do pedido), visitas técnicas quando preciso, entre outros. Após esta primeira analise o cliente juntamente com a Ergotec define a conclusão do pedido com sugestões e/ou modificações por parte da Ergotec.

Após, o pedido do cliente já transformado em OF (ordem de fabricação) com todos os regulamentos, dados, medidas, entre outras exigências da Ergotec vai para o departamento de projetos que irá desenvolver o desenho em 3D fielmente á esses dados para que seja apresentado ao cliente como o real equipamento ficará. Este processo é necessário para que seja aprovado começar a fabricação do equipamento.

Após o projeto ser aprovado, são feitas pelo departamento de compras, a s compras dos materiais necessários para a fabricação do equipamento. Tanto materiais brutos (matéria-prima: aços e metais), como produtos necessários de fornecedores (Produtos pneumáticos).

A próxima etapa do processo é encaminhar o projeto com todas as medidas, exigências entre outros para a fábrica, com todos os materiais necessários para a fabricação do equipamento. Este departamento da empresa possui vários setores que são divididos por maquinário, ex: freza, montagem, torno, pintura, ajuste, bancada, entre outros.

Após a fabricação do equipamento, é realizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com