TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Cloreto De Potássio

Trabalho Universitário: Aps Cloreto De Potássio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

1- INTRODUÇÃO

O potássio é matéria-prima indispensável ao desenvolvimento das plantas, sobretudo como adubo, é um produto resultante da meteriorização das rochas ígneas e encontra-se nos mares, lagos salgados e nas jazidas de evaporitos, intercalado nas rochas sedimentares. A maioria dos fertilizantes potássicos utilizados pelos agricultores é na forma de cloreto de potássio (ou muriato de potássio). Cerca de 95% da produção mundial é consumida na agricultura, sendo 90% desse total na forma de cloreto de potássio (JUNIOR, 2000; IPI, 2013).

O cloreto de potássio é um sal reconhecidamente útil para o tratamento de hipocalemia (reposição eletrolítica), também na indústria alimentícia com alternativa de substituição do NaCl e para diversos estudos experimentais (VIEIRA, 2007).

Este trabalho de revisão de Literatura teve por objetivos discutir sobre o sal Cloreto de Potássio, sua importância para o ser humano, aplicação, e os riscos de seu consumo inadequado.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 - Descrição

O cloreto de potássio é fartamente distribuído na natureza, com alto grau de pureza é obtido por neutralização do carbonato de potássio pelo ácido clorídrico concentrado e consequente cristalização (VIEIRA, 2007 apud KOROLKOVAS & BURCKHALTER 1988).

O cloreto de potássio apresenta-se na forma de cristais cúbicos ou prismáticos, incolores, ou pó cristalino incolor, inodoro, de sabor amargo o que dificulta muitas das vezes sua utilização em formas farmacêuticas líquidas de administração oral e também é solúvel em água (GONÇALVES et al., 2014 apud CALLAHAN, 2004).

2.2 - Aplicação

O Cloreto de Potássio possui diversas aplicações uma delas é como tratamento da Hipocalemia.

Hipocalemia ou também chamada Hipopotassemia é quando a quantidade de potássio no sangue se encontra abaixo do normal, ou seja, quantidade inferior a 3,5mEq/l Contudo a hipopotassemia avaliada em conjunto com dados clínicos e laboratoriais oferece orientação quanto a etiologia, o prognóstico e a terapêutica não só do próprio distúrbio, como, também, de outros problemas que o paciente apresenta. Perdas de 200 a 400mEq são necessárias para promover a queda do K+ sérico de 4,0 para 3,0mEq/l, e perdas subsequentes de 200 a 400mEq/l são necessárias para levar a potassemia a níveis abaixo de 2,0mEq/l (NETO & NETO, 2003).

Os sinais e sintomas da baixa concentração de potássio no sangue geralmente não são apresentáveis, mas a quantidade sendo significativa pode apresentar anormalidades na condução cardíaca, aumento da pressão arterial, fraqueza em alguns músculos, principalmente nos tecidos estriados, baixa no funcionamento do fluxo sanguíneo renal, entre demais sintomas que podem aparecer (NETO & NETO, 2003).

O tratamento é realizado de acordo com a deficiência de potássio, dependendo do nível baixo de concentração, é recomendado o medicamento (NETO & NETO, 2003).

2.3 - Concentração

A solução injetável concentrada de KCl, está disponível no Brasil nas formas de ampolas de 10 e 20 ml tendo a concentração de 10, 15, 19,1 e 20% (NASCIMENTO et al., 2012).

Para reidratação por via oral, a OMS recomenda a seguinte solução salino-glicosada (por L): cloreto de sódio, 3,5 g; bicarbonato de sódio, 2,5 g; cloreto de potássio, 1,5 g; e glicose (dextrose), 20,0 g (VIEIRA, 2007 apud KOROLKOVAS & BURCKHALTER 1988).

Deve –se acrescentar à solução de cloreto de potássio as soluções intravenosas para obter uma concentração final de potássio de 30 a 40 mEq/L ou 0.3%. Recomenda-se administrar não mais do que 20 mEq por hora de cloreto de potássio. Não se pode exceder 200 mEq de cloreto de potássio por dia, a não ser em contexto especial (ISOFARMA, 2011).

2.4 - Função no Organismo

Repositores, também chamados reintegradores ou reconstituintes, são fármacos que se administram com o fim de substituir determinados elementos ou substâncias que o paciente perdeu em razão de diversas causas, objetivando compensar e corrigir os estados carências (VIEIRA, 2007).

Os repositores eletrolíticos são sais de cálcio, potássio e sódio.

Para exemplificar a utilidade destes repositores, pode-se considerar o plasma sanguíneo, onde o desempenho normal de suas funções fisiológicas depende da concentração de eletrólitos, que representam aproximadamente 0,85 % de seu volume. Nos casos de perda de eletrólitos há que substituí-los, a fim de restaurar os níveis fisiológicos (VIEIRA, 2007).

O Cloreto de Potássio Funciona como condutor dos impulsos nervosos em tecidos especiais: coração, cérebro e músculo esquelético. Este medicamento também é responsável pela manutenção da função renal normal e pelo equilíbrio ácido-base no organismo (ISOFARMA, 2011).

2.5 - Consequências do Uso Incorreto

A superdosagem deste medicamento, pode levar ao desenvolvimento de hipercalemia, especialmente em pacientes com insuficiência renal.

Os sintomas incluem: paralisia das extremidades, fraqueza muscular, hipotensão (pressão baixa), arritmias cardíacas, bloqueio e parada cardíaca e confusão mental. Diante disso, é recomendável procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes (ISOFARMA, 2011).

Este sal, quando administrado em doses elevadas também pode apresentar irritações no trato gastrintestinal, por isso a solução oral é a forma farmacêutica mais indicada (GONÇALVES et al., 2014 apud CALLAHAN, 2004).

Não deve ser usado na forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com