TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Fisiologia

Artigo: Aps Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  5.414 Palavras (22 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

1. Introdução 5

2. Definição de hormônios 7

2.1 Hidrossolúveis 9

2.2 Lipossolúveis 10

3. Mecanismo de ação hormonal 11

3.1 Receptores Hormonais e Sua Ativação 12

3.2 Transporte e Depuração de Hormônios no Sangue 13

4. Eixo do Hipotálamo 14

4.2 Hipófise 14

4.3 Feedback 15

5. Glândulas e seus Hormônios 16

6. Adenohipófise e Neurohipófise 18

6.1 Adenohipófise: 19

6.2 Hormônio Hipofisário 20

6.3 Neurohipofise: 21

7. GH (hormônio do crescimento) 22

7.1 Crescimento ósseo 23

7.2 Controle da secreção: 23

7.3 Anormalidades na secreção do GH 24

8. Tireoide 25

8.1 Síntese dos Hormônios tireoidianos (HTs) 25

8.2 Secreção dos Hormônios Tireoidianos (HTs) 26

9. Paratireoides 27

9.1 Papel do PTH 27

10. Pâncreas 28

10.1 INSULINA 29

10.2 GLUCAGON 30

11. Glândulas suprarrenais 31

12. Gônadas 32

12.1 Masculina 32

12.2 Feminina 33

13. Conclusão 34

14. Referências Bibliográficas 35

1. Introdução

A descrição atual de sistema endócrino é “uma rede integrada de múltiplos órgãos de diferentes origens embriológicas, que liberam hormônios, incluindo desde pequenos peptídeos a glicoproteínas, que exercem seus efeitos em células-alvo próximas ou distantes”. A ação dessa rede está diretamente ligada aos sistemas nervoso e imune, daí a nomenclatura neuroendócrino-imune para descrever a interação entre esses sistemas.

O sistema endócrino possui 3 componentes básicos: glândulas endócrinas, hormônios e órgão-alvo.

Glândulas endócrinas – glândulas endócrinas não possuem ductos, e, assim, liberam seus produtos no espaço intersticial, do qual passam para a corrente sanguínea.

Hormônios – são produtos químicos liberados pelas células, que exercem uma ação biológica sobre uma célula-alvo. Podem ser liberados por glândulas endócrinas, cérebro, coração, fígado e tecido adiposo. Os hormônios podem ser de três tipos diferentes: proteínas (peptídeos), esteroides e derivados de aminoácidos (aminas), e, para cada tipo, diferentes tipos de receptores celulares e meias-vidas diferentes

Órgão-alvo – o órgão-alvo contém células que expressam receptores específicos para o hormônio, e o contato com esse acarreta em uma resposta biológica.

. 

2. Definição de hormônios

As várias funções do organismo devem ser capazes de responder, de forma coordenada e apropriada, a diversas modificações físicas e químicas, provenientes de dentro ou de fora do organismo. Os sistemas, nervoso e endócrino, são estudados em separado, porém atuam de forma integrada na regulação do metabolismo. No primeiro, a comunicação opera através de neurotransmissores, tais como a noradrenalina, acetilcolina ou serotonina, que cobrem uma curtíssima fenda sináptica existente entre os neurônios. No segundo agem mensageiros químicos denominados hormônios, que são sintetizados e armazenados nas glândulas endócrinas, e prontos para serem liberados na corrente circulatória pelo processo exocitose quando requeridos. Uma vez na corrente circulatória, os hormônios podem atingir células-alvo distantes, e a retenção e absorção, são dependentes de receptores específicos com alta afinidade, localizados na superfície da membrana plasmática da célula, ou no núcleo celular. Eles são moduladores de reações enzimáticas do metabolismo, participando de funções específicas, como crescimento celular, tissular, metabolismo.

Características químicas

Os hormônios são derivados de três classes de substâncias químicas. A maioria é constituída por proteínas ou peptídeos e podem ter grupos de carboidratos associados. Possuem capacidade de formar antígenos. Hormônio de crescimento, tirotrofina, hormônio folículo estimulante, prolactina, insulina, glucagon e gastrina são exemplos desses hormônios. São produzidos normalmente na hipófise, pâncreas, ovários, tireóide, paratireóide, rins, estômago e duodeno.

Em segundo lugar está o grupo de hormônios produzidos a partir do colesterol e são modificados por uma série de reações até se converterem em esteróides adrenocorticais e gonadais. São secretados pelas glândulas supra-renais, testículos e ovários.

O terceiro e menor grupo é de hormônios derivados dos aminoácidos triptofano e tirosina, que são convertidos em serotonina, melatonina, catecolaminas e hormônios da tireóide.

Propriedades fisiológicas dos hormônios

Os hormônios são substancias químicas que são liberadas na corrente sanguínea e controlam o funcionamento de outras células. As células que produzem hormônio constituem um órgão especializado chamado de glândulas endócrinas. A taxa de secreção varia com a necessidade do organismo. Quando encontram os tecidos-alvos começam as alterações químicas, mas para isso precisam ser reconhecidos pelas proteínas receptoras da membrana da célula ou no citoplasma. Essa comunicação é relativamente lenta já que os hormônios caem na circulação sanguínea e por difusão os hormônios são captados pelas células que possuem os receptores específicos. A velocidade de resposta aos hormônios pode variar já que em alguns casos o hormônio pode estar pronto e sua liberação é mais rápida do que no caso de ter que sintetizar o hormônio.

Os hormônios atuam nas células e o efeito é resultado das respostas celulares. Possuem função reguladora ou homeostática, integram os diversos sistemas do organismo, desenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com