TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arcadismo

Exam: Arcadismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Exam  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

É uma linguagem mais simples que a do barroco

privilegiada como eixo ou polo. Difere-se do sistema tonal por propor ub) Quem a criou?

c) Qual o repertório de sons?

d) Como eles podem ser combinados?

e) Quem introduziu no Brasil?

f) Quais as transformações pelas quais passou?

g) Suas influências na música popular contemporânea?

RESPOSTAS:

a) - A música dodecafônica surgiu na década de 20, depois de um longo período romântico e quando a música erudita parecia esgotada e desgastada dentro de seus tons.

b) - O compositor austríaco Arnold Schoenberg criou o dodecafonismo, pois buscava uma alternativa para o sistema tonal, que marcara época desde o século XVII.

c) - O sistema consiste no uso das doze notas da escala cromática (a escala musical empregando todas as notas contidas em uma oitava – de dó a dó) de maneira equalitária, sem uma nota privilegiada como eixo ou polo. Difere-se do sistema tonal por propor uma equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como polo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.

d) - No dodecafonismo as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica. As notas são organizadas em grupos de doze notas denominados séries as quais podem ser usadas de quatro diferentes maneiras: série original; série retrógrada (a série original tocada de trás para frente); série invertida (a série original com os intervalos invertidos) e retrógrada da inversão (a série invertida tocada de trás para frente).

e) - No Brasil, o dodecafonismo foi introduzido pelo compositor Hans Joachim Koellreutter. Foi amplamente utilizado no Brasil por diversos compositores como Guerra Peixe, Edino Krieger, Cláudio Santoro, José Penalva. O serialismo integral, por outro lado, foi objeto de estudo de Clodomiro Caspary em seu livro "Serialismo Integral - Parâmetros"

Clique e veja o trabalho completoma equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como polo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.

d) - No dodecafonismo as privilegiada como eixo ou polo. Difere-se do sistema tonal por propor uma equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como polo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.privilegiada como eixo ou polo. Difere-se do sistema tonal por propor uma equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como polo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.

d) - No dodecafonismo as

d) - No dodecafonismo as privilegiada como eixo ou polo. Difere-se do sistema tonal por propor uma equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como polo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.

d) - No dodecafonismo as

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »