TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arco Fodmim

Trabalho Universitário: Arco Fodmim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

fdffsEste relatório tem o objetivo de trazer informações sobre disjuntores de alta e média tensão, mostrar o funcionamento, sua constituição física, aplicações e apresentar alguns dos diversos tipos de disjuntores. Disjuntor é um dispositivo de segurança essencial para as instalações elétricas.

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico de manobra, que tem a função de interromper correntes durante condições anormais do circuito, tais como as de curto circuito.

Disjuntores de alta tensão

Os disjuntores de alta tensão, são complexos aparelhos de manobra bem eficientes em uso nas redes elétricas. Possuem um capacidade de fechamento e ruptura que deve atender a todos os requisitos estabelecidos de manobra sob todas as condições normais e anormais de operação.

Além desses disjuntores apresentarem estados estacionários de fechado e aberto, também definem os estados de transição de manobra de fechamento ou ligamento e manobra de abertura ou desligamento.

Quando o disjuntor estiver no estado ligado ou fechado o disjuntor deve suportar a corrente nominal da linha sem que venha a aquecer além dos limites permitidos. No estado aberto ou desligado a distância de isolamento entre contatos deve suportar a tensão de operação, bem como sobretensões internas, devido a surto de manobras ou descargas atmosféricas.

Quanto à manobra de fechamento, o disjuntor deve também, no caso de um curto circuito, atingir de maneira correta a sua posição fechada e conduzir a corrente de curto circuito.

Já na manobra de abertura, o disjuntor deve dominar todos os casos de manobras possíveis da rede onde está instalado.

Além das manobras com correntes de cargas, ele deve interromper com segurança altas correntes de curto circuito indutivas, e não deve interromper prematuramente pequenas correntes indutivas a fim de não provocar sobretensões.

Métodos de extinção do arco nos disjuntores de alta tensão

Disjuntores de média tensão

É um disjuntor com algumas características diferentes do tradicional disjuntor que temos em casas e quadros de distribuição elétricos de baixa tensão. O disjuntores de média tensão é aplicado em Cabines Primárias e Subestações de Energia.

Principais tipos de disjuntores

Disjuntores a sopro magnético

Principio da extinção Neste tipo de disjuntor os contactos abrem-se no ar, empurrando o arco voltaico para dentro das câmaras de extinção, onde ocorre a interrupção, devido a um aumento na resistência do arco e consequentemente na sua tensão. Este aumento na resistência do arco é conseguido através de:

a) Aumento do comprimento do arco;

b) Fragmentação do arco em vários arcos menores, em série, nas várias fendas da câmara de excitação;

c) Resfriamento do arco em contacto com as múltiplas paredes da câmara. As forças que impelem o arco para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com